PUB

Um grupo de oito alunos do Agrupamento de Escolas de Constância (João Campos, João Santos, Margarida Santos, Inês Franco, Soraia Patrício, Marta Silva, Ana Garcia e Lara Domingos) deslocou-se à Letónia no âmbito do Projeto Erasmus+, “What’s your ID?”. Nesse encontro foram acompanhados pelos docentes Vítor Marques (Coordenador do Projeto) e Alzira Garcia. Chegados a Daugavpils, a segunda maior cidade da Letónia, após longas horas de viagem, foram acolhidos pelos alunos da Escola de Música Stanislav Brok e respetivas famílias, rumando às suas casas. E assim se deu início à total imersão na cultura Letã. Nesta mobilidade também participaram os parceiros da Finlândia.

No primeiro dia foram brindados com atividades de boas-vindas preparadas pelos alunos da escola (com recurso a jogos, música e dança) e deram a conhecer, sucintamente, o meio em que vivem e estudam. Logo após tiveram oportunidade de conhecer a Escola de Artes, tendo sido presenteados com uma foto grupal. Nessa tarde o Vice-Presidente da Câmara Janis Dukšinskis acolheu-os e deu a conhecer pormenores da vida social e cultural daquela cidade, bem como a sua visão geral do urbanismo circundante. Em seguida e após um muito longo percurso, tiveram uma experiência inimaginável: visitar uma antiga fábrica de munições .

PUB

No dia seguinte exploraram a vida da cidade. Acompanhados pelos alunos anfitriões, percorram a cidade a fim de deter uma perspetiva o mais pormenorizada quanto possível. Nessa incursão houve sério registo fotográfico, pois o mesmo iria servir de base a uma apresentação aos demais colegas no sentido de dar a conhecer qual era a sua visão da vida naquela cidade. Indispensável uma visita à Fortaleza, o ex-libris de Daugavpils, onde existe o Museu de Mark Rothko. O deslumbre com as obras de arte foi latente. Uma visita ao espólio permanente do artista, mas também de outros artistas contemporâneos, fez a delícia de todos nós.

Na quarta-feira houve oportunidade de conhecer mais uma escola. Porém, com uma requintada e calorosa receção: imaginem uma exposição etnográfica criada em exclusivo para os alunos visitantes deste Projeto e a confeção muito requintada daquele que viria a ser o  almoço… No final uma atividade lúdica que muito os agradou: pintar uma ferradura com os símbolos usados pelos locais.

Tendo em conta a proximidade da vizinha Lituânia, a Coordenação do Projeto levou-os à cidade de Zarasai. Além de um passeio pela cidade e da vista deslumbrante de uma ponte imensamente alta e com uma vista soberba sobre um lago, observaram um gigantesco e mais antigo carvalho do país, o qual terá mais de 1500 anos, segundo os entendidos na matéria. Como o dia ainda estava longe de terminado, houve um momento para a espiritualidade numa visita ao local da aparição da Virgem Sta. Maria no Lago Ilgis e a visita a um moinho de água que já existe há cerca de 300 anos. O almoço foi nesse mesmo local e com muito requinte… E este mesmo dia, o dia 10 de outubro, dia Erasmus, não poderia ser passado sem a celebração da data com direito a bolo decorado a preceito e um concerto de despedida dos alunos para os visitantes. Já durante a noite, um concerto de música clássica pela Sinfonietta Riga…

Mas, as surpresas não ficariam por aqui… Na madrugada seguinte rumo a Riga, a capital, o deslumbre continuou e houve uma visita ao Museu Nacional do Comboio (e foi o espanto em entrar numa carruagem que havia transportado presos, por exemplo, entre outros pormenores que os enriqueceram culturalmente). Finalmente, uma breve pausa para uns souvenirs e uma mudança rápida de roupa para um momento inenarrável: um jantar medieval em ambiente totalmente medieval!

PUB