A 2ª Edição do Steampunk – Festival do Vapor que decorre até este domingo no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento está a ser um êxito e a bater recordes de visitantes.
No sábado a manhã no centro da cidade e Mercado Municipal, foram invadidos pela alegria, música e boa disposição dos Kumpania Algazarra que acompanhados por elementos steampunk distribuíram programas e convidaram as pessoas a visitarem o Festival e o Museu.
À noite na nave principal, Filipe Santos e a sua banda subiram ao palco para apresentar o espetáculo EletroRock, ao que se seguiram os Cais Sodré Funk Connection que são já uma referência da cena lisboeta e nasceram no coração do bairro boémio que lhes dá o nome.
São a primeira banda residente do clube Musicbox. Uma banda de veteranos da música portuguesa e verdadeiros embaixadores do Funk & Soul. Reúnem elementos dos Cool Hipnoise, Orelha Negra, Mr. Lizard, Cacique 97, banda Sérgio Godinho, entre outros. O Soul Power é assegurado por Francisco Rebelo no Baixo, João Gomes nas Teclas, David Pessoa na Guitarra, Rui Alves na Bateria e a pujante secção de sopros de João Cabrita, José Raminhos e Miguel Marques. Conduzidos pelo inconfundível one man show SILK (Fernando Nobre), são acompanhados pela voz sensual e sedutora de TAMIN (Telma Santos). Em Maio de 2019, editaram o seu terceiro álbum “BACK ON TRACK”, de onde sai em primeiro avanço “Everyday”, voltando a pôr o Funk & Soul nos carris com 12 temas originais.
Este domingo encerra o Festival com o concerto de O Gajo às 19 horas. Depois de 28 anos no circuito Punk Rock, João, escolhe a Viola Campaniça, um instrumento histórico de raiz tradicional, para ligar a sua música à terra que o viu nascer, Portugal. O primeiro disco surge em 2017 e em janeiro de 2019 arranca um processo de internacionalização, onde se destaca uma muito relevante participação no Festival Eurosonic na Holanda. Em Fevereiro de 2019 é apresentado o novo disco “As 4 Estações d’O GAJO”; uma viagem de onde se parte de Lisboa para o mundo. Não com um destino real, determinado, mas evocativo das muitas viagens e memórias que habitam o imaginário de quem ouve.
10h00 – 20h00
Street Food | Carrocel Vitoriano | Quadriciclos Ferroviários | Modelismo Ferroviário | Crafts fair e Bancas Steampunk | Photo booths | Modelismo tripulado com comboios a diesel e a vapor.
Jogos de tabuleiro | Duelos de chá.
Exposição de automóveis clássicos | Clube Português de Automóveis Antigos
11h00
Duelos de Nerfs | Liga Steampunk Lisboa
14h00
Oficina Recycling and Upcycling.
Liga Steampunk Lisboa
15h00
Oficina de escrita criativa para adultos.
Fórum Fantástico
15h00
Oficina de crafts para famílias.
Liga Strampunk Lisboa
16h00
Cinema com a curadoria de Lisbon Motorcycle Film Fest Duelo de Nerfs | Liga Sreampunk Lisboa
17h00
Cosplay, Desfile livre
18h00
Cinema com a curadoria de Lisbon Motorcycle Film Fest Duelo de Nerfs | Liga Steampunk Lisboa
19h00
Encerramento com concerto d’O Gajo