Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

 

Caros leitores, desta vez trago-vos algo um pouco diferente, um ensaio comparativo entre dois automóveis coreanos, o Hyundai i30 N Line e o Kia Ceed Gt Line.

PUB

O Hyundai i30 e o Kia Ceed, são dois automóveis com design, quer interior quer exterior, bastante diferentes, mas por baixo dessa capa são iguais com o mesmo chassi, motor e demais componentes mecânicas.

Exterior

No que toca ao design exterior, para nós, o i30 ganha.

Com este pack N Line o i30 fica bastante agressivo e parece-se muito com o i30 N, contando na parte frontal com um para-choques com grandes aberturas e uma imponente grelha a preto. Por sua vez, na parte traseira mantém todos os detalhes do i30 N, com o mesmo para-choques e até as pequenas abas nas laterais para maior aerodinâmica. Contamos ainda com uma dupla saída de escape bem ao estilo dos antigos “GTI’s”.

Por outro lado, o Ceed é bastante mais discreto apesar do seu pack desportivo Gt Line. Na parte frontal temos um para-choques com umas aberturas maiores que as do Ceed normal, no entanto bem mais pequenas que as do i30. Na parte traseira o Ceed é mais “falso”. Temos um para-choques com um difusor mais discreto que o i30, e umas imitações de aberturas assim como duas ponteiras de escape falsas que só nos parecem verdadeiros de longe.

Interior

Relativamente ao interior já preferimos o Ceed.

No interior o Ceed tem um ar mais premium, os materiais são melhores que no i30. O tablier está coberto por um material suave até à sua metade, sendo que os plásticos só existem na consola central e partes inferiores do tablier. Temos ainda um efeito pesponto no topo para dar um ar mais premium tal como os plásticos piano black, muito usados em marcas de topo. O design em si também é mais “maduro”, tal como o design do volante que se assemelha muito aos dos Mercedes. O ecrã tátil detém um aspeto mais elegante que o do i30.

O design interior do i30 já é mais “normal” e, apenas temos material suave no topo do tablier, no topo das portas dianteiras e traseiras, ao contrário do Ceed, que só existe na parte dianteira. No entanto com este pack o Ceed tem um interior mais desportivo, com o volante e a maneta das mudanças iguais aos do i30 N.

As baquets desportivas são iguais em ambos com a diferença de que no Hyundai tem o logótipo N e no Ceed o logótipo Gt Line.

Em termos de habitabilidade são muito iguais, parecendo apenas que no Ceed temos um pouco mais de espaço para as pernas, no que diz respeito à bagageira apenas diferem no tamanho aquando rebatidos os bancos, com o Hyundai a ter capacidade para 1 301 lt e o Kia para 1 291 lt. Com os bancos na posição normal ambos contam com 395 lt.

Tecnologia

No campo da tecnologia não existe muito a dizer. O sistema de infoitament é exatamente o mesmo e está disponível através de um ecrã tátil de 8 polegadas. Funciona como se fosse um tablet com várias aplicações, é nos possível personalizar o nosso próprio menu e a velocidade de processamento e gráficos são razoáveis. A única diferença prende-se com o facto de que no Hyundai o sistema é mais colorido e o Kia faz muito uso da cor preta. Nas ajudas à condução ambos vêm equipados com assistente de estacionamento com câmara de visão traseira, assistente de manutenção na faixa de rodagem, travagem automática de emergência, cruise control adaptativo, entre muitos outros.

Condução

Em termos de prestação de motores não podemos comparar estes dois automóveis porque o Hyundai tem um motor a gasolina de 4 cilindros, 1.4 cilindrada com 140 cv e 242 Nm de binário e, o Kia um motor a gasolina de 3 cilindros, 1.0 cilindrada com 120 cv e 172 Nm de binário. No entanto, não consideramos relevante porque os dois automóveis são equipados com os mesmos motores logo a performance é praticamente a mesma.

No que toca à circuitos urbanos e viagens em autoestrada, o comportamento é muito semelhante em ambos. A direção e caixa de velocidades são leves e precisos, a suspensão não é demasiado rija pelo que passar pelas irregularidades das nossas estradas urbanas não é um suplício. Para viagens longas a suspensão também ajuda no conforto, assim como as baquets, que apesar de serem desportivas são confortáveis e não demasiado rijas como acontece em outras marcas. O único problema que se verifica em ambos é a presença do barulho da deslocação do vento nos grandes retrovisores, assim como o barulho vindo dos pneus por termos umas jantes maiores.

Onde ambos se diferenciam, embora não de uma forma muito significativa, é numa condução mais desportiva. Sentimo-nos mais conectados ao Hyundai do que ao Kia. Talvez derivado do seu volante e maneta das mudanças mais desportivo, e também por proporcionar uma sensação maior de aderência em curva, talvez pelo seu corpo mais aerodinâmico em relação ao Kia.

Conclusão

Quer o Hyundai quer o Kia, são automóveis muito semelhantes em termos de conforto, habitabilidade, praticabilidade e condução, pois são ambos construídos pelo mesmo fabricante, a Hyundai.

O fator determinante para a escolha, neste caso, será o gosto, pois as pessoas poderão gostar mais do design de um do que o outro, ou certos extras que a marca possa oferecer.

Pode obter um Kia Ceed a partir de 17 790€, e um Hyundai i30 a partir de 22 531€.

Um obrigado à equipa da Julião e Filhos pela cedência do Ceed para ensaio. (www.juliaoefilhos.pt)

Hyundai Portugal (www.hyundai.pt)

Para mais ensaios e artigos: https://firstgearpt.wixsite.com/firstgearpt

Vídeo Youtube Kia Ceed: https://www.youtube.com/watch?v=N6CiuqIDzQE

Vídeo Youtube Hyundai i30 N Line: https://www.youtube.com/watch?v=S92CVx4MGzE

PUB