Os deputados do PS eleitos por Santarém defendem uma “intervenção profunda” na Estação Ferroviária do Entroncamento para tornar esta infraestrutura “moderna e segura”.
Esta quarta-feira, 9 de dezembro, os deputados apresentaram, por escrito, duas questões dirigidas ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação sobre o assunto. Os deputados querem saber se está prevista a obra de reabilitação da estação e em que pacote de investimentos se insere.
“Este é um desejo antigo da população, alicerçado nas posições públicas do Município do Entroncamento e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo”, argumentam.
Os deputados salientam que a estação está ultrapassada pelo tempo “originando dificuldades na mobilidade, na segurança e no socorro de todos os que a utilizam”.
A estação, para além de servir a cidade, serve igualmente toda a região do Médio Tejo, sendo a principal porta ferroviária para os seus cerca de 250 mil cidadãos.
Os eleitos lembram que os Governos do Partido Socialista, desde 2015, apostaram nesta cidade, como é visível através do investimento feito nas oficinas da antiga EMEF e nas garantias de financiamento ao Museu Nacional Ferroviário. A valorização dos ferroviários, em medidas tão simbólicas como o restabelecimento das concessões ferroviárias, foi igualmente uma realidade, acrescentam.
Também a descida dos preços dos passes sociais para cerca de metade se confirmou beneficiando largas centenas de pessoas que os utilizam a partir da cidade do Entroncamento.
“No atual contexto existe um amplo consenso da necessidade da aposta na ferrovia, como vetor essencial para o desenvolvimento e sustentabilidade dos territórios”, sublinham.