Foto João Lopes

Noites amenas, bons sabores e muita animação. Foi este o balanço do 1º Festival de Street Food de Vila Nova da Barquinha, que se realizou no último fim-de-semana, entre 12 e 14 de Julho. Durante três dias, os visitantes puderam usufruir da presença de várias food trucks estacionadas ao fundo da Avenida dos Plátanos, conferindo uma boa moldura humana a um evento que é uma das mais recentes apostas da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

Paralelamente à vertente gastronómica, a organização apostou também num cartaz diversificado, que foi desde a música à animação de rua, esta última levada a cabo por grupos vindos de França e Reino Unido.

PUB

Logo na sexta-feira de abertura, o bem conhecido Nuno Barroso presenteou as dezenas de pessoas presentes junto ao pequeno palco montado junto às food trucks com cerca de uma hora dos melhores êxitos do seu reportório. Nos dois dias seguintes, o destaque foi para os acima citados teatros de rua, executados pelos grupos Cirque Rouages e Avanti Display. Outro dos pontos fortes do certame foi a atuação do Duo Mano a Mano, alusivo ao Ciclo Jazz Barquinha 2019. Os dois guitarristas – irmãos Bruno e André Santos – atuaram na noite de sábado passado, no Centro Cultural da Barquinha.

«Esta era uma ideia que estávamos a maturar desde o ano passado, pois achamos que o parque tem as condições perfeitas para, no Verão, acolher um festival de street food e proporcionar mais esta oferta e mais uma atração ao nosso território. Este ano recebemos uma proposta de uma parceria através da companhia Comediantes de Lisboa, que faz festivais de Street Food um pouco por todo o país e decidimos arriscar e levar para a cabo esta parceira de dinamização do primeiro festival de street food em Vila Nova da Barquinha», afirmou ao Entroncamento Online a vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Marina Honório, que fez ainda um balanço claramente positivo dos três dias de evento.

«O balanço foi bastante positivo, houve uma grande adesão por parte das pessoas e também nos permitiu verificar que existe esta apetência do parque e esta vontade das pessoas em ter aqui, em acolher este festival de Street Food. É mais um dos pontos fortes de animação e demonstração daquilo que podemos proporcionar às pessoas. Tivemos dois espetáculos de arte de rua, um no sábado à tarde e outro no domingo à noite, que correram bastante bem e também o espetáculo de jazz no Centro Cultural. Portanto, foi um fim de semana onde se juntaram quer os espetáculos, quer o street food e com o parque cheio, uma vez que vieram muitos visitantes a Vila Nova da Barquinha», declarou.

Considerando o sucesso da experiência, fica a intenção da parte da autarquia em dar seguimento ao festival, eventualmente com a sua expansão e melhoria das condições técnicas: «Também aprendemos e verificamos que, devido às condições técnicas dos pontos de eletricidade no parque, este ano e porque era a primeira vez, teve que ser feito no fundo da avenida, onde temos as estruturas técnicas para receber este tipo de carrinhas. Mas estamos a equacionar para o ano criar condições técnicas mais na parte central do parque, de forma a que não hajam outros constrangimentos como a passagem de carros e outras situações. Gostávamos de criar outras condições logísticas, noutro local do parque, que nos permitisse receber mais carrinhas, mas isso está sempre dependente das condições técnicas em termos de infraestruturas, nomeadamente da parte elétrica do parque», concluiu Marina Honório.

João Lopes

PUB