PUB
Margarida Arnaut Enfermeira

A comemoração do Dia Mundial da Diabetes, é a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.

Para o biénio 2018-2019 a Federação Internacional de diabetes (IFD) definiu como tema da comemoração, A Família e a Diabetes, pela importância reconhecida à família, no papel da gestão e promoção do autocuidado da pessoa com diabetes.

PUB

O círculo azul, símbolo mundial da Diabetes, visa aumentar a consciencialização sobre esta problemática, bem como apoiar as pessoas portadoras da doença.

A IFD prevê que mais de 425 milhões de pessoas vivem com diabetes, na maioria destes casos, com diabetes tipo 2 e que 1 em cada 2 destas pessoas não está diagnosticada.

Em Portugal, de acordo com o Relatório do Programa Nacional para a Diabetes 2017, estima-se que esta doença afete 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, das quais 44% desconhecem tê-la. Diariamente são diagnosticados com diabetes em Portugal cerca de 200 novos doentes (Relatório do Programa Nacional para a Diabetes 2017).

Para prevenir complicações na qualidade de vida dos diabéticos, é fundamental que o diagnóstico e o tratamento ocorram o mais precocemente possível.

Uma vez que todas as famílias são potencialmente afetadas pela diabetes, considera-se fundamental uma ampla divulgação dos sinais, sintomas, como: urinar muitas vezes; sede excessiva; fome extrema; visão desfocada; perda de energia e fadiga extrema; dormência e formigueiro nas mãos e pés; cicatrização lenta de feridas e infeções recorrentes.

2

Estando a Diabetes tipo 2 intimamente relacionada com os estilos de vida, os fatores de risco são: história familiar de diabetes; excesso de peso; dieta não saudável; inatividade física; idade crescente; tensão alta; etnia; tolerância diminuída à glicose; história de diabetes gestacional; má nutrição durante a gravidez.

Na diabetes tipo 1, as pessoas estão sujeitas a tratamento diário com insulina e monitorização diária da glicose no sangue.

Em ambas as situações de doença, os melhores resultados dependem da adoção de estilo de vida saudáveis para controle eficaz da doença, a fim de retardar ou evitar as complicações associadas à diabetes, tais como:

 Alimentação saudável e equilibrada;

 Peso adequado;

 Evitar o uso de tabaco;

 Evitar álcool em excesso;

 Evitar a adição de açúcar.

 Atividade física 3 a 5 vezes por semana, a qual é mais eficaz quando inclui uma combinação de exercícios aeróbicos (por exemplo, corrida, natação, ciclismo) e treino de resistência, por períodos de 30 a 45 minutos;

 Reduzir a quantidade de tempo inativo.

As famílias desempenham um papel importante no apoio aos seus familiares com diabetes, mas precisam de ajuda para lidar com as pressões financeiras e emocionais que um diagnóstico de diabetes pode trazer. Sempre que necessitem recorram ao serviço de saúde, onde são acompanhados (as).

A única forma de evitar a DIABETES é mudarmos os COMPORTAMENTOS, em prol da SAÚDE E DO BEM-ESTAR.

Comece HOJE! E viva melhor AMANHÃ!

PUB