
Quando penso em Renault, penso em carros bons, eficientes, confortáveis….Enfim, basicamente carros que são muito competentes mas que não transmitem muita emoção na sua condução. Qual é o meu espanto ao testar o Megane E-Tech, de que este é um automóvel que nos transmite emoções na condução e tem uma dinâmica muito boa, ainda para mais sendo elétrico! Não esperava mesmo isso…
Bom mas já lá vamos, para já falemos do design exterior.
Apesar de ser um pouco diferente conseguimos perceber de imediato que é um Renault, pois a linguagem de design da marca continua lá. Temos então na dianteira as óticas que conhecemos dos Megane “normal” mas que são um pouco mais finas, e o LED de circulação diurna tem um pormenor diferente fazendo como que um Z. O que difere também é que temos, e em grande, o novo logotipo da Renault, que remonta um pouco ao logotipo mais antigo do tempo das 4L. Como é um elétrico a frente é despida de pormenores e é muito fechada para criar um bom fluxo aerodinâmico. A frente é bastante alta e imponente e dá a impressão de que estamos a falar de um SUV, mas não é o caso. Ao passarmos para a lateral vemos então que o Megane E-Tech não é tão alto quanto isso, logo não lhe podemos chamar de SUV, mas mais uma vez a Renault quis-lhe dar um aspeto de SUV e então temos uma carroçaria bastante alta. Outro pormenor que conseguimos ver a olho nu é que de facto o comprimento do Megane E-Tech é um pouco menor que a do Megane “normal”, apesar de termos uma distância entre eixos maior. O carro tem umas jantes de 20 polegadas, um tamanho bastante generoso e que lhe dá muito estilo. O que também lhe dá estilo são os puxadores das portas embutidos, que ao destrancarmos a pota saem para fora, um pouco ao estilo da Tesla e do Jaguar E-Pace (por exemplo). Na parte traseira, tal como na dianteira, temos as óticas semelhantes às do Megane “normal”, mas mais finas. No para-choques temos uns pequenos pormenores que nesta versão se encontram a preto, mas em versões superiores têm cor, o que fica muito mais bonito. Para ser coerente, na bagageira não temos um puxador para a porta, mas esta abre-se através de um botão muito pequeno, talvez do tamanho de uma unha.
Por sua vez, o design interior é bastante futurista e completamente diferente do que havíamos tendo na marca.
Do lado do passageiro temos umas saídas de ventilação que vêm desde a porta até à parte central, e umas saídas de ventilação verticais dedicadas somente ao condutor (como já é feito em muitos carros do grupo VW). Temos um ecrã central em estilo vertical que se encontra inclinado para o condutor para o mesmo o poder operar mais facilmente. O vidro não deixa muitas dedadas, e o próprio ecrã tem uma excelente resolução. O sistema de infotaiment é novo e é bom! Tem uma boa velocidade de processamento e é intuitivo, pois funciona quase como que um android, visto que foi desenvolvido em pareceria com a Google. Isto trás benefícios, como por exemplo termos sempre à mão o google maps e a pesquisa da google. Contamos ainda com um painel de instrumentos digital, painel esse que não é novo e que já estamos habituados a ver nos modelos mais recentes da Renault. Os materiais presentes na cabine são bons no sentido de que não existem muitos plásticos, no entanto a cabine está coberta com matérias amigos do ambiente (não fosse este um carro elétrico), mas que considero que não seja tão agradável ao toque como uma pele. No entanto o volante é em pele, pela essa que é boa, no final de contas é aqui que temos que tocar inevitavelmente e a Renault tomou isso em consideração. O próprio volante também tem um design novo muito mais bonito, e já tem alguns botões de navegação táteis que funcionam tipo o rato dos portáteis, um pouco como acontece na Mercedes. Temos ainda o seletor dos modos de condução agarrado ao volante, algo que gosto muito.
No que toca ao espaço interior, conseguimos levar três adultos nos bancos traseiros, mas um pouco tirado a ferros, até porque este Megane E-Tech também é um pouco mais estreito que o Megane “normal”. Ainda falando no espaço mas de carga, o Megane E-Tech dispõe de 440lts de bagageira, algo normal para o seu segmento, nada que surpreenda.
As ajudas à condução é algo que vou deixar de mencionar dado que todos os carros hoje em dia já vêm bem equipados neste campo, a não ser que haja algo de destaque, como é o caso aqui do Megane E-Tech que dispõe de um retrovisor interior inteligente. Ou seja, este retrovisor tanto pode ser o tradicional espelho, como ser uma câmara. Isto é ótimo visto que a visibilidade traseira do Megane E-Tech fica facilmente obstruída pelas cabeças dos passageiros traseiros, e assim desta forma temos sempre visão para o trânsito traseiro sem qualquer obstrução.
Onde surpreende é então na condução, especialmente para um Renault.
A versão testada vem equipada com uma bateria de 60Kwh, havendo ainda uma de 40Kwh, e dispõe de 220cv. Esses cavalos são bem entregues ao asfalto quando estamos em modo sport, e temos uma saída fantástica não só a direito mas também em curva. É verdade, o comportamento dinâmico do Megane E-Tech é excelente e ele agarra muito bem em curva, não só para um elétrico, mas também para um Renault (não considerando os modelos RS), transmitindo desta forma uma certa emoção ao volante do Megane E-Tech. Falando em volante a direção do Megane E-Tech também é bastante precisa. Ora toda esta dinâmica se deve ao baixo centro de gravidade do Megane E-Tech que faz aumentar a sua agilidade, e também o facto de ser um veículo leve para um elétrico (1620kgs). Para além deste comportamento dinâmico faz tudo bem o que os outros automóveis elétricos fazem. Em cidade é excelente, temos uma condução defensiva e calma, com acelerações progressivas, e é muito fácil de estacionar graças à sua direção leve. No entanto em caso de dificuldades temos ainda uma câmara de 360 graus, assim com estacionamento automático. Em auto estrada é um carro bastante silencioso e onde podemos fazer viagens de forma muito tranquila, pois a suspensão em modo Comfort é suave e os bancos muito ergonómicos. Já que falo na condução em auto estrada devo dizer que consegui autonomia de 400kms, um pouco aquém dos 470kms anunciados pela Renault, no entanto relembro que se trata de um carro de ensaio, e a autonomia indicada tem haver com as médias.
O Megane E-Tech obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 85% na segurança dos adultos, 88% na segurança das crianças, 65% na segurança dos pedestres e 79% nas ajudas à condução.
O Megane E-Tech começa nos 36.750€, mas a versão ensaiada custa 48.900€. Sendo elétrico está isento de IUC.
Agradecemos à MCoutinho Leiria pela cedência da viatura para ensaio.