Reconhecendo a importância das compras públicas circulares, enquanto instrumento impulsionador de economia circular a partir de organizações públicas, foi desenvolvido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) um conjunto de iniciativas alinhadas com as diretrizes europeias e nacionais, com o objetivo de reforçar o processo de transição para uma economia circular na Região Centro.
Em 2019 foi lançada a 1.ª edição do Centro Green Deal que contou com a participação de 12 entidades e o desenvolvimento de 28 procedimentos de compras públicas circulares. Reconhecendo a importância desta temática, foi agora apresentada a 2.ª edição da iniciativa, dirigida às entidades públicas da região, previamente selecionadas, onde se incluem as Comunidades Intermunicipais.
Neste âmbito, teve lugar em Coimbra, no dia 2 de julho, nas instalações da CCDRC a apresentação da 2.ª edição, onde foi feita uma reflexão sobre o impacto da participação na 1.º edição, que terminou com a assinatura de uma carta de compromisso do Centro Green Deal.
A cerimónia contou com a presença do presidente da CIM do Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos que enalteceu todo este processo, sublinhando o empenhamento do Médio Tejo nos princípios da economia circular que representa um modelo económico sustentável, que visa minimizar o desperdício e maximizar o uso eficiente dos recursos, promovendo a reutilização, reciclagem e recuperação de materiais ao longo do ciclo de vida dos produtos. Esse modelo contrasta com a economia linear tradicional, que se baseia na extração, uso e eliminação de recursos, contribuindo para a conservação ambiental e a redução de impactos negativos ao meio ambiente.
Esta 2.ª edição tem a duração de um ano, conta com 15 signatários e com o desenvolvimento das ações de capacitação e dos procedimentos de compras públicas assentes em princípios de economia circular, e decorrerá entre setembro de 2024 e junho de 2025.
Foto: CCDR