O Centro Cultural Gil Vicente do Sardoal vai ser palco de debate da Sessão Distrital de Santarém do Parlamento dos Jovens (Ensino Secundário), a partir das 09.00 horas do dia 12 de março, que contará com a presença de 64 jovens deputados provenientes de 16 escolas do distrito, iniciativa esta que conta com o apoio da Câmara Municipal do Sardoal.

O Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ), e tem com objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade. Este ano o tema em debate seráAlterações climáticas – reverter o aquecimento global.

O Programa desenvolve-se ao longo de 3 fases que antecedem a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens na Assembleia da República:

  1. Debate do tema e processo eleitoral, onde se inclui a formação de listas candidatas, dentro da Escola;
  1. Eleição dos deputados às sessões escolares para aprovação dum projeto de recomendação da escola e eleição dos representantes às sessões a nível distrital;
  1. Sessões distritais onde se aprovam as recomendações a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e se elegem os deputados que representam as escolas nesta sessão.

Em articulação com o programa Parlamento dos Jovens, e em colaboração com a Assembleia da República, decorrerá no mesmo dia o Concurso Euroscola, organizado pelo IPDJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu, para a seleção da escola candidata ao prémio de participação numa das sessões Euroscola do Parlamento Europeu.

A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer na Assembleia da República, terá lugar nos dias 20 e 21 de maio, sendo o primeiro dia dedicado a reuniões de comissões e o segundo à realização da sessão plenária onde é aprovada a recomendação final sobre o tema em debate.