PUB

Ao longo do ano, na compra de um Happy Meal, a McDonald’s vai passar a oferecer um livro exclusivo em alternativa ao brinquedo, num total de 12 livros colecionáveis. Esta é uma iniciativa global da marca – Happy Meal Readers – que vai estar disponível em todos os restaurantes nacionais com o objetivo de promover a literacia infantil e a leitura como momento de proximidade familiar. 

O Happy Meal Readers, um programa global que consiste na oferta de um livro exclusivo da McDonald’s em alternativa ao brinquedo na compra de um Happy Meal, arranca a 18 de janeiro e irá estar em vigor durante todo o ano, em todos os restaurantes McDonald’s em Portugal. A iniciativa conta com o apoio do PNL2027 (Plano Nacional de Leitura 2017-2027) estimando-se disponibilizar mais de um milhão de livros até ao final do ano.

PUB

A cada oito semanas são lançados dois novos livros, que irão transportar os leitores para viagens incríveis ao tempo dos dinossauros. Trata-se de As Aventuras dos Gémeos Treetop, narradas em 12 volumes exclusivos, da autoria da escritora britânica Cressida Cowell, reconhecida mundialmente pelo seu best-seller Como Treinares o teu Dragão.  Além dos livros, as famílias poderão continuar a viver as aventuras dos Gémeos Treetop,  Alfie e Asha e Tulip e Ted, na App Happy Studio™, que disponibiliza conteúdos digitais e interativos. 

HAPPY MEAL READERS: COMPROMISSO COM A LEITURA EM FAMÍLIA 

O programa Happy Meal Readers integra os “Compromissos da McDonald’s para com as Famílias”, anunciados em fevereiro de 2018, visando apoiar os pais a incentivarem as crianças a ler, promovendo hábitos de leitura e bons momentos em família.

A Suécia foi, em 2001, o primeiro país a oferecer livros com o Happy Meal. Desde então, esta iniciativa foi alargada a outros países onde a marca está presente, nascendo, em 2012, o programa Happy Readers, presentemente denominado Happy Meal Readers. No total, foram já oferecidos mais de 450 milhões de livros. Atualmente, o programa Happy Meal Readers abrange 82 mercados.

Em Portugal, a McDonald’s lançou este programa em 2013, primeiramente, no formato de livros digitais e interativos. 

Com o objetivo de promover a paixão pela leitura em família, foram desenvolvidos em Portugal vários projetos desde essa data, reforçando este compromisso. Entre 2014 e 2016, a Happy Van, uma biblioteca móvel, desenvolvida a pensar nos mais novos, levou o projeto Happy Readers a todo o país, com o apoio do PNL (Plano Nacional de Leitura).  Posteriormente, a McDonald’s lançou livros de autores portugueses, como Mistério no Pavilhão de Portugal, de Maria Inês Almeida (2015) e O Dragão, de Luísa Ducla Soares (2016). Em 2015, foram criadas as “Noites Happy Readers”, que dão a oportunidade a várias crianças de “acampar” na Estufa Fria, na Feira do Livro de Lisboa, promovendo a leitura de histórias, com o apoio da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e as BLx (Bibliotecas de Lisboa). Em 2017, foi lançada a revista “Happy Kids”, distribuída gratuitamente com o Happy Meal no primeiro fim-de-semana de cada mês, que conta com conteúdos exclusivos, a pensar nas famílias portuguesas, e com uma tiragem de 150 mil exemplares. 

Para Inês Lima, Diretora de Marketing e Comunicação da McDonald’s “O facto de sermos um dos restaurantes preferidos das famílias confere-nos responsabilidades acrescidas e permite-nos, em simultâneo, potenciar a nossa proximidade e escala para contribuir para causas e ações que promovam a proximidade e os momentos em família. Em Portugal, o nosso compromisso com a leitura tem já um histórico de sete anos, e acreditamos que, ao disponibilizar, permanentemente, a opção de escolher um livro com o Happy Meal, estamos a dar um passo determinante para promover os hábitos de leitura em família, de uma forma divertida.”

PUB