PUB
João Fanha Vieira joao.vieira@entroncamentoonline.pt

SOCORRO! O executivo da Câmara Municipal do Entroncamento quer destruir um estabelecimento de ensino recente, que muita falta faz ao Entroncamento! As razões? As consequências? É o que veremos adiante:

Depois de dois mandatos, esta Câmara nada fez para que fossem supridos alguns problemas que foram surgindo no Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner Andresen.

PUB

Entretanto, passados oito anos(!) a Câmara, subitamente, interessou-se pelo Jardim de Infância e até pediu um relatório ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Esse relatório foi divulgado pelo Sr. Presidente da Câmara aos órgãos de comunicação que lhe apareceram pela frente com a “triste” notícia: o Jardim de Infância teria que ser demolido! Esta divulgação, por coincidência(?) calhou por altura das eleições autárquicas. Afinal era ouro sobre azul. Destruir um edifício escolar, obra dos tempos do PSD, para mostrar que este partido não seria de confiança!

De referir, já agora, que o relatório do LNEC nunca menciona a palavra demolição…

Então, e sem pensar nas consequências da destruição de equipamento escolar de valor inestimável, o Sr. Presidente (sabe-se lá aconselhado por quem…) optou, sem meias medidas pela destruição do edifício.

No entanto, este acto radical levanta várias questões que passo a elencar:

O projetista foi consultado em alguma fase para se pronunciar sobre problemas que, pelos vistos, eram tão extensos, que foi preciso chegar a 2018 para soarem os alarmes?

Ou seja, a Câmara não se preocupou durante 8 anos com os sinais de estarem a ocorrer alguns problemas e não viu razões suficientes para uma vistoria exaustiva. Também, com certeza, existirão relatórios internos dos Serviços Urbanos sobre as situações que ocorreram no Jardim de Infância. Que importância lhes foram dados?

Mas, como se não bastasse, o Executivo decidiu colocar uma panóplia gigante de painéis fotovoltaicos em toda a cobertura, assentes em sapatas de betão. Com certeza que este processo terá sido acompanhado de uma vistoria rigorosa e alvo de um projecto envolvendo a capacidade do edifício para suportar tal estrutura… Desta forma, se esta estrutura foi colocada, é porque estariam reunidas as condições a nível estrutural para colocar tal carga na cobertura.

No entanto restam algumas dúvidas: onde está esse projecto? Quem deu o parecer favorável para a colocação dos respectivos painéis?

Como se tal não bastasse, o Sr. Presidente, sem quaisquer pruridos, responsabiliza os técnicos da Câmara de não cumprirem com as suas funções e, por consequência, de falta de profissionalismo. Ora, esta situação não é grave. É muito grave!

Mas, e a propósito desta situação: os fiscais da obra alguma vez foram ouvidos neste processo?

Sabe o Sr. Presidente que existem dezenas de fotos que demonstram o escrupuloso cumprimento do  projecto sendo que os problemas invocados com a construção não parecem ter razão de ser e que essas mesmas fotos foram ocultadas ao LNEC?

Já agora, Sr. Presidente, onde está o estudo que comprova que a relação custo-benefício é mais adequada a uma demolição do que a uma reabilitação, ainda mais, segundo me constou, que o último estudo geotécnico revela que o solo é altamente compacto?

É que o relatório do LNEC afirma nas suas conclusões que: “A solução a adotar deverá ter em conta as conclusões de um estudo custo-benefício que equacione diversas alternativas, incluindo a reabilitação e a reconstrução”. Onde está esse estudo custo-benefício?

De forma precipitada e, até, leviana, parte-se para uma demolição de um edifício escolar com todos os custos inerentes e impensados, causando danos enormes ao erário público?

Todos sabemos que o Sr. Presidente está cheio de pressa para destruir a Jardim de Infância, o que não deixa de ser surpreendente, atendendo a que sabemos que neste momento existe um processo judicial (envolvendo o Ministério Público e a Polícia Judiciária) a decorrer, relativo a toda esta situação do Jardim de Infância, pelo que terão de se deslocar peritos judiciais para aferir e averiguar a situação da construção. É muito estranho que queira destruir esse mesmo edifício, apagando todas as provas existentes!

No fundo sabemos que, por inépcia deste executivo, centenas de crianças andam distribuídas pelos diversos jardins de infância do concelho, com prejuízos diversos que envolvem também as respectivas educadoras, as assistentes operacionais e os encarregados de educação.

As dúvidas não param! Para quando as respostas??

Já agora, para concluir, estive no Sarau Multicultural do Agrupamento (tal como o Sr. Presidente) e, enquanto os alunos cantavam o hino, tinham como pano de fundo imagens do Entroncamento. Todas essas imagens mostram exclusivamente obras do executivo do PSD. Espero que não as queira mandar abaixo, como está a tentar fazer ao Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner Andresen!

(O autor não escreve segundo o actual acordo ortográfico

PUB