
Resumindo: tudo começou por uma solicitação enviada pela Câmara Municipal do Entroncamento (CME) para o Laboratório de Engenharia Civil (LNEC), sobre as condições da construção do Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner Andresen (JISMBA).
Vieram até ao nosso município os técnicos do LNEC e, face às informações que receberam, elaboraram um relatório em que apontavam problemas no JISMBA, nomeadamente na sua estrutura.
Por evidência existem, efetivamente, alguns problemas no edifício, mas nenhum que se prenda com a sua estrutura e com a sua segurança (está firme e de pé!). A ideia da sua demolição veio a público através do presidente Jorge Faria, pois nem o relatório do LNEC aborda essa situação…
Numa opção duvidosa, o presidente preferia gastar dois milhões e quatrocentos mil euros(!), a fazer algumas reparações que seriam necessárias.
Porquê esta opção? Desconheço… Não quero pensar que poderia ser oportunismo político, atendendo a que a notícia da demolição do edifício, criada na altura das eleições autárquicas, poderia servir para diminuir as competências do PSD…
Devo recordar, ainda, que o atual executivo do PS esteve oito(!) anos no poder e nada fez no JISMBA, apesar dos relatórios técnicos que indicavam que existiam situações pontuais para serem resolvidas.
Passando aos dias de hoje, na reunião de câmara do pretérito dia 7/2/2023, fiquei boquiaberto com o que ouvi tanto por parte do presidente da câmara, como por parte da sua vice-presidente.
O sr. presidente disse, até à exaustão que “o LNEC é a instituição mais credível deste país e a instituição mais credível a nível internacional”. Estou completamente de acordo quanto à credibilidade do LNEC. No entanto não posso deixar de colocar a questão:
E se o relatório do Laboratório partisse de informações da câmara em que se ocultariam diversos aspetos relacionados com o JISMBA? Que se conste, os técnicos do LNEC não teriam tido acesso ao acervo fotográfico (cerca de 600 fotos) aquando da construção do edifício. Se tal aconteceu, terá que ser investigada a sonegação (fundamental) de tal informação.
O sr. Presidente diz ainda, que o relatório apresentado pelo técnico superior da CME a refutar o parecer do LNEC “não apresenta qualquer evidência técnica”. Francamente, não percebo tal conclusão, pois o documento é técnico e esclarecedor!
De seguida, a vice-presidente Ilda Joaquim, pede a palavra e fala do técnico superior da CME utilizando a expressão “esta pessoa”, numa lamentável expressão sobre um funcionário que trabalha na CME há mais de vinte anos e que é reconhecido pelo seu rigor e competência. Já agora, “esta pessoa” tem nome e trata-se do eng. Nuno Carda…
Finalmente, não posso deixar de comentar o “esclarecimento” dado pelo executivo camarário do PS após a já falada reunião de 7/2/2023.
Francamente, e para iniciar, fico com sérias dúvidas se aquele “esclarecimento” é do município do Entroncamento ou do PS…
De seguida, entramos na parte do surreal do “esclarecimento municipal”:
Refere que “revisto o projeto, com grande empenho dos serviços”, foi possível apresentar nova proposta na reunião de câmara de hoje”.
Ora o parecer do eng. Nuno Carda não faz parte dos serviços do urbanismo? Pura e simplesmente, este executivo não viu com bons olhos a informação do eng. Nuno Carda, porque é contra a demolição do JISMBA, contrariando o que o presidente da CME andou a divulgar.
Pois é, a realidade é dura, mas é a realidade!
Para terminar a parte surreal deste “esclarecimento”, surge a cereja no topo do bolo, sob a forma de “Lamentamos as dúvidas suscitadas à competência dos profissionais do Município, o atraso e o prejuízo causado aos alunos e famílias. Recorda-se que a escola foi construída durante os mandatos do PSD”.
Ora bem, vamos esclarecer esta incrível conclusão:
Quem colocou as dúvidas quanto à competência dos funcionários foram só os membros do executivo do PS, pois todos os outros vereadores se apoiaram no parecer emanado pelo técnico superior, eng. Nuno Carda; de seguida, o atraso e o prejuízo vêm da câmara PS, que esteve sempre a adiar esta situação e que continua a nada fazer para que o JISMBA se encontre aberto (já vai para três anos!).
Penso que o PSD deverá agradecer, ainda, o elogio feito ao facto da escola ter sido feita nos seus mandatos pois, para além de não querer destruir escolas, recuperou o parque escolar do Entroncamento, deixado em ruínas pelos anteriores mandatos do PS!
Por vezes, sinto-me bastante confuso com determinadas tomadas de decisão. Vocês não, caros leitores?
(O autor não escreve segundo o actual acordo ortográfico)