Entre 8 e 11 de agosto, o BONS SONS está de regresso a Cem Soldos, em Tomar, após um ano de renovações no centro da aldeia, com um renovado Largo do Rossio, e esta terça feira, dia 26 de março, os jornalistas foram convidados a conhecer o programa completo.
A 18.ª edição do festival contará, entre muitos outros nomes com Teresa Salgueiro, Ana Lua Caiano, Gisela João, Cláudia Pascoal, Expresso Transatlântico, Cara de Espelho, Edmundo Inácio, Silk Nobre, Adiafa, Luísa Amaro, Club Makumba, Rafael Toral, Estilhaços, Máquina, Hause Plants, Rocky Marsiano, The Legendary Tigerman,, Surma (em formato DJ set), Valete, Zarco e Vaiapraia.
São mais de 40 atuações, com DJ sets à mistura, e ainda o “concerto teatral” encenado por Pedro Penim e que dá pelo título de “Quis Saber Quem Sou”.
“Comemoram-se 12 edições e 18 anos de festival e celebra-se a diversidade”, anuncia-se no comunicado, que volta a repartir a ação por oito palcos – além da projeção de curtas-metragens e documentários no Auditório Agostinho da Silva. É “entre as novas árvores do renovado Largo do Rossio” que se encontra O Palco Lopes-Graça, destinado à música do mundo e de raiz tradicional; já o novo Palco ao Adro recebe não só concertos, mas também espetáculos de dança, no adro da Igreja de S. Sebastião.
Os restantes palcos mantêm a sua orientação: a irreverência continua a ter morada no Palco António Variações, enquanto o Palco Zeca Afonso, anfiteatro natural com oliveiras, continuará a receber concertos descontraídos. As músicas mais urbanas tomam conta do Giacometti-INATEL, a guitarra protagoniza o Palco Carlos Paredes (igreja de São Sebastião), e o Palco MPAGDP é a residência d’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. É no Palco Aguardela que a eletrónica encerra cada noite de BONS SONS, enquanto o Palco Garagem volta a ser balão de ensaio para quem a ele se proponha.
A imagem do festival também conta a sua história, imaginando a “comunidade enquanto jardim. Um jardim que é talvez a explosão lentíssima de múltiplas sementes. É a brotação, a floração e o continuar lento de múltiplas plantas.”
Os bilhetes para a 12ª edição do Bons Sons, que se realiza de 8 a 11 de agosto na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, estão à venda a custos que variam entre 25 euros (diários) e 55 euros (passe geral).
Posteriormente, os bilhetes passam a custar entre 30 e 65 euros.