PUB

As Festas de Abrantes 2014 foram apresentadas esta sexta-feira, 15 de março, e voltam com muita música e animação de 7 a 15 de junho. Com um programa extenso e variado, para todos os gostos, as Festas de Abrantes deste ano trazem também algumas novidades como o Palco dos Nossos, destinado às bandas abrantinas.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, acompanhado pelo Vereador Luís Dias e pela Chefe da Divisão da Cultura, Anabela Diogo, apresentaram esta sexta-feira, 15 de março, em conferência de imprensa, o programa das Festas de Abrantes 2024.

PUB

David Carreira (7 de junho), The Gift (8 de junho), Sara Correia (9 de junho), Jorge Guerreiro (10 de junho), Cais Sodré Funk Connection (11 junho), David Antunes & Midnight Band com os convidados Jéssica Cipriano, Emanuel Moura e David Luís (13 de junho), Carlão (15 de junho) e Tony Carreira (14 de junho) são os cabeças de cartaz das Festas de Abrantes 2024.

A animação musical das Festas de Abrantes 2024 vai decorrer em vários palcos, sendo o palco principal na Esplanada 1º de Maio e no Dia da Cidade, o concerto de Tony Carreira será no Palco Manuel Maurício, em Rossio ao Sul do Tejo, seguido de espetáculo piromusical.

A 12 de junho, a Esplanada 1º de Maio volta a encher-se de cor com 10 Marchas Populares.

Na Praça Raimundo Soares, vai estar instalado o Palco dos Nossos, uma novidade das Festas de Abrantes deste ano, por onde irão passar 7 bandas do concelho de Abrantes e um espetáculo infantil.

Outra novidade, será o Largo das Artes, no Largo João de Deus, que contará com atuações pelos alunos dos cursos de música, dança e teatro da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes nos dias 7, 8, 9, 10, 11, 13 e 15 de junho, das 17h às 18h30.

“Este programa é simpático e arrojado e pretende garantir atratividade e diversão”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, reforçando que “as Festas são das pessoas para as pessoas”.

A Feira de Artesanato estará no Largo Motta Ferraz, junto às tasquinhas, e contará com cerca de 30 stands com artesanato de todo o país, funcionando das 18h às 00h.

Na Praça Barão da Batalha, à semelhança dos anos anteriores, vai estar instalado o Palco Tradições por onde irão passar os Ranchos e as Bandas Filarmónicas do concelho de Abrantes e também DJ´s abrantinos que irão assegurar os sunsets.

O Espaço Famílias, dedicado aos mais novos, estará novamente no jardim da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes com insufláveis, jogos tradicionais e pinturas faciais. Para as famílias haverá ainda um espetáculo infantil (dia 10 de junho) na Praça Raimundo Soares.

As tasquinhas voltam a ocupar o Jardim da República onde também haverá o Palco Tasquinhas, com animação musical todos os dias por onde irão passar vários grupos de música popular.

As farturas, pipocas e algodão doce estarão na Esplanada 1º de Maio, de 7 a 12 de junho, entre as 14h e as 00h, e no dia 13 de junho estarão no Aquapolis Sul, entre as 18h e as 01h.

As candidaturas para os expositores na Feira de Artesanato, para as Tasquinhas e para os espaços de farturas pipocas e algodão doce irão abrir em breve, através de formulário próprio, e os interessados deverão apresentar as suas propostas até ao dia 19 de abril para o e-mail turismo@cm-abrantes.pt ou entregues no Serviço de Atendimento Geral da Câmara Municipal de Abrantes.

O Espaço Visit Abrantes, de promoção e valorização das potencialidades turísticas do concelho, estará instalado na Esplanada 1º de Maio, junto ao Welcome Center – Posto de Turismo de Abrantes.

As atividades desportivas também marcam presença nas Festas de Abrantes 2024:

- Dia 8: Torneio de Ténis de Mesa, Torneio de Padel e Torneio de Sueca;
- Dia 9: Torneio de Padel, Torneio de Pesca e Passeio Chapa Amarela;
- Dia 10: Downhill Urbano e Meeting de Abrantes (Atletismo);
- Dia 14: Torneio de Futebol de Praia;
- Dia 15: Torneio de Voleibol de Praia e Show Motorizado.

As preocupações ambientais voltam a estar presentes nas Festas de Abrantes e, pelo terceiro ano consecutivo, voltam a ser um Ecoevento, com copos reutilizáveis.

As Festas de Abrantes 2024 são organizadas pela Câmara Municipal de Abrantes e contam com várias colaborações de associações, entidades locais e a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede.

O programa das comemorações do Dia da Cidade, a 14 de junho, será divulgado oportunamente, no entanto, a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) será a instituição homenageada pelos seus 25 anos de existência.

Todos os eventos têm entrada livre.

AS FESTAS DE ABRANTES 2024 EM NÚMEROS:
- 8 GRANDES CONCERTOS
- 10 MARCHAS POPULARES
- 1 ESPETÁCULO PIROMUSICAL
- 9 CONJUNTOS DE MÚSICA POPULAR
- 7 BANDAS LOCAIS NO PALCO DOS NOSSOS
- 12 DJ´S
- ATUAÇÃO DE 5 RANCHOS FOLCLÓRICOS
- ATUAÇÃO DE 4 BANDAS FILARMÓNICAS
- 12 ANIMAÇÕES DE RUA
- 1 ESPETÁCULO INFANTIL
- 7 APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS PELOS ALUNOS DA ESCOLA DR. MANUEL FERNANDES
- 11 PROVAS DESPORTIVAS
PUB