PUB

No momento de subscrever um serviço de telecomunicações, 54% dos habitantes do município do Entroncamento, no distrito de Santarém, dá preferência aos pacotes com tudo incluído. Esta modalidade não adquire tanta preponderância quer seja no próprio distrito (18%) quer no território nacional (15%). Estas conclusões são de um estudo realizado pela plataforma ComparaJá.pt aos utilizadores de TV NET VOZ.

PUB

Tanto no distrito de Santarém como em Portugal, o serviço mais escolhido é o 4P, que apenas exclui internet móvel (43% e 40%, respetivamente). No Entroncamento, esta modalidade não vai além de 23% de subscrições. A semelhança entre o concelho em análise, distrito e país está na reduzida contratação da tipologia mais simples, o 2P (ao registar 5% no Entroncamento, 8% em Santarém e 9% em Portugal).

Televisão é menos importante para os habitantes do Entroncamento

Apenas 6% dos munícipes do Entroncamento afirmam que a televisão é essencial no momento de aderir a um serviço de TV NET VOZ. Este dado é particularmente relevante quando o comparamos com a realidade verificada em Santarém e em Portugal, onde esta classificação é dada pelo dobro dos habitantes (12%).

No entanto, ao olharmos para a parcela amarela do gráfico anterior, concluímos que os entroncamentenses são os que menos desinteresse demonstram pela “caixa mágica” (25%). Esta tendência de desvalorização é mais acentuada tanto em Santarém (28%) como em Portugal (30%).

Entroncamento não dá tanto valor à internet

No que diz respeito à inclusão da internet num tarifário de TV NET VOZ, apenas 28% dos habitantes no Entroncamento consideram ser fundamental, ao passo que tanto no distrito como no país, esta funcionalidade tem maior importância (32%).

De facto, ao observarmos a parcela cinzenta do gráfico anterior, 44% dos habitantes do concelho do Entroncamento dá pouca ou nenhuma importância à internet. Esta opinião é apenas partilhada por 37% dos residentes do distrito de Santarém e 36% de Portugal.

Telefone fixo é utilizado por apenas 8% do Entroncamento

Comparativamente a Santarém, o telefone fixo é usado por quase metade dos habitantes do município do Entroncamento. No distrito contabiliza-se 15% e no concelho somente 8%. Em Portugal, esta funcionalidade é utilizada por 9% dos seus residentes.

Todavia, esta tendência de maior desinteresse do telefone fixo por parte dos entroncamentenses não se verifica quando analisamos a parcela cinzenta do gráfico anterior. Tal como é possível constatar 65% dos habitantes de Portugal afirmam não dar uso a esta funcionalidade, ao passo que no município do Entroncamento esta consideração não chega aos 60% (59%).

Maioria parte do concelho do Entroncamento escolhe a MEO

Na hora de contratar um serviço de telecomunicações, 41% dos residentes do Entroncamento opta pela MEO. Esta operadora também é a mais procurada no distrito de Santarém (48%) e em Portugal (38%). Aliás, as três localidades em análise atribuem as mesmas posições às operadoras de TV NET VOZ. Vejamos então.

No segundo lugar fica a NOS com 36% de subscrições no Entroncamento, 30% em Santarém e 33% em Portugal. O último lugar do pódio é entregue à Vodafone, com 21% de adesões no concelho, 19% no distrito e 23% no país.

Por fim, aparece a NOWO que, talvez justificada pela fraca cobertura ao longo do território nacional, não vai além de 2% de contratações no Entroncamento, 3% em Santarém e 6% em Portugal.

PUB