PUB

A equipa Mandarins Brogueira, composta pelos criadores goleganenses José e Gaspar Brogueira conquistou um total de 13 medalhas no 68º Campeonato Mundial de Ornitologia, realizado no último fim-de-semana, em Matosinhos.

A competir contra 3.000 criadores, de 24 países, com 23.000 aves inscritas, os Mandarins Brogueira submeteram 44 Diamantes Mandarins do seu plantel, tendo 37 contribuído para a classificação final: 6 Medalhas de Ouro (Campeões do Mundo), 4 Medalhas de Prata e 3 Medalhas de Bronze.

PUB

A dupla da Golegã foi ainda vencedora da Classificação Geral de Criadores do Campeonato da Europa, a distinção mais importante da prova. Com os resultados agora atingidos, a equipa é a única portuguesa entre os criadores de diamantes mandarins a acumular os títulos de Campeão da Europa e Campeão do Mundo na época de 2019, sendo simultaneamente os únicos criadores nacionais de diamantes mandarins Campeões do Mundo nos últimos 3 anos consecutivos (2020, 2019 e 2018).

Recorde-se que, em novembro de 2019, os Mandarins Brogueira trouxeram 5 medalhas para Portugal (4 de Ouro e 1 de Prata) da 80ª Internacional de Reggio Emilia (Itália), tendo então competido com 1.674 criadores de 13 países e um total de 21.072 aves. No mesmo mês, mas no 1º Campeonato Europeu do Diamante Mandarim, promovido em Liginiac (França), a dupla sagrou-se vencedora de 19 prémios: 11 Medalhas de Ouro (Campeões Europeus), 7 Medalhas de Prata e 1 Medalha de Bronze, num evento que reuniu 43 criadores de 7 países e 633 aves a concurso.

A mais recente consagração dos Mandarins Brogueira em palcos competitivos resulta do trabalho sistemático que pai e filho têm vindo a desenvolver no âmbito da ornitologia desportiva e que muito tem destacado o município da Golegã entre os melhores do país e do mundo.

PUB