Ao final da tarde deste domingo, dia 26 de junho, o União Futebol Entroncamento (UFE) sagrou-se campeão nacional da 3º divisão de Hóquei em Patins.
A vitória em casa (5-4) sobre a AD Valongo B é um feito assinalável a todos os títulos e vem coroar uma longa temporada. Num jogo emotivo, o recinto, quase repleto, apoiou incondicionalmente os jogadores unionistas durante todo o encontro, mesmo quando perdiam por 3-1, no início da segunda parte (ao intervalo, registava-se 1-1).
O UFE, de facto, vem há muito a realizar um trabalho de excelência sobretudo na formação das camadas jovens, trabalho esse que, muitas vezes, é concretizado longe dos holofotes da ribalta. A construção de um pavilhão próprio, com condições adequadas, que veio substituir um ringue a céu aberto de cimento, é exemplo desse incansável percurso.
Neste contexto, registe-se a particularidade da actual direcção do clube ser maioritariamente constituída por figuras femininas, onde pontifica o nome de Alexandra Saboga, figura ligada por tradição familiar ao União.
Não é ocasião de destacar as inúmeras figuras de relevo que contribuíram para a história do clube; no entanto, força é destacar um nome: João Maria Vaz. Este antigo hoquista, de uma entrega absolutamente generosa, vem há já muitos anos a dedicar-se à formação dos mais novos, à modalidade e ao UFE. Sempre nos bastidores, é um verdadeiro senhor hóquei em patins, que conhece como poucos as evoluções tácticas registadas na modalidade.
Estão de parabéns todos os que contribuem para a glória desta antiga e prestigiada agremiação. É, pois, de inteira justiça assinalar este momento inédito do União que enriquece os pergaminhos desportivos da Entroncamento e a quem a cidade muito deve.
Concluo, assim, com um grito de vitória: Viva o União!
José Manuel Ventura