A Missa deste domingo na Igreja da Sagrada Família no Entroncamento e que estava a ser transmitida em direto na página do Facebook da paróquia no Entroncamentoonline e na Rádio Voz do Entroncamento, foi interrompida por um homem que subiu ao ambão e disse para os fiéis que estavam a assistir “Vocês têm de sair de África”.
Na altura o Paulo Rodrigues estava a cantar o salmo e o homem interrompeu-o dirigindo-se aos fiéis que estavam na Igreja afirmando “Vocês têm de sair de África”. O padre Luciano foi ter com ele, mas foi recebido com um “cala a boca”, ao que o padre foi buscar o telemóvel e chamou a polícia.
Segundo testemunhas o homem terá esperado pela polícia no exterior, tendo a celebração da missa sido retomada cerca de 10 minutos após o incidente.
Em comunicado emitido esta segunda-feira a PSP esclarece:
“Na sequência de notícias diversas sobre um homem que, no passado dia 15, interrompeu a missa dominical que decorria na Igreja da Sagrada Família, no Entroncamento, a Polícia de Segurança Pública esclarece:
- Os Polícias do Comando Distrital de Santarém/Esquadra do Entroncamento, após receberem informação por contacto telefónico sobre a perturbação da cerimónia religiosa, dirigiram-se de imediato para a Igreja da Sagrada Família.
- No largo da igreja os Polícias foram de imediato abordados por um cidadão, que os informou ter interrompido a celebração eucarística, pedindo muitas desculpas pelo ato. O mesmo cidadão justificou o seu comportamento por não se encontrar bem, nomeadamente por ter ingerido bebidas alcoólicas.
- Perante esta informação e porque a celebração religiosa já havia retomado a normalidade, foi o cidadão identificado e encaminhado ao seu domicílio.
- A PSP dará conta da ocorrência à Procuradoria da República da Comarca de Santarém – Núcleo do Entroncamento.”