Foto Sec. Tratço SLB
PUB
XVI Duatlo de Arronches e mais uma vez uma edição de enorme destaque para a equipa benfiquista, sempre muito bem recebida pelo Sport Arronches e Benfica, parceiro na organização desta prova, uma das principais do calendário de duatlo nacional.
No sector masculino a tática da equipa iniciava da melhor forma, com João Pereira, Miguel Arraiolos e Diogo Tomé a isolarem-se de todos os restantes atletas nos primeiros 5km´s de corrida, recebendo apenas a companhia de João Ferreira (CNTN) durante os 20km´s de ciclismo. No último segmento, João Pereira, triatleta olímpico no Rio de Janeiro 2016 e Tokyo 2021, e que iniciará a sua época internacional já na próxima semana, com a Taça da Europa de Quarteira, a mostrar todo o seu valor e a impor um ritmo que lhe deu mais uma vitória absoluta no vasto currículo, um bom indicador para um possível terceiro apuramento a Paris 2024. Num bonito pódio de atletas que mantêm há vários anos um nível competitivo elevadíssimo, o também olímpico no Rio 2016 Miguel Arraiolos, a ser segundo classificado, ele que hoje tem também já as funções de treinador, com o seu “pupilo” Diogo Tomé quase a fazer o pleno do pódio para os benfiquistas, mas a alcançar a quarta posição absoluta e primeira no seu escalão de 20-24 anos.
Foto Sec. Tratço SLB
Em femininos, as jovens Cassilda Carvalho e Catarina Santos, atletas que se têm destacado pelos vários títulos nacionais dos seus escalões, mas também por cada vez mais obterem classificações nos escalões absolutos, assumiram uma ousada tática de fuga a solo assumindo a luta pela prova. As duas jovens mantiveram a primeira corrida controlada junto a Sara Neto (CNATRIL), atleta que se sagrou vice-campeã nacional absoluta em Grândola, destacando-se desta no final dos 5km´s de corrida e entrando para o ciclismo já com uma ligeira vantagem. Demonstrando enorme maturidade, as duas jovens realizaram um excelente parcial nos 20km´s de ciclismo, cravando uma vantagem para o grupo perseguidor de cerca de 4min, com Cassilda Carvalho a ser a mais ativa neste segmento e a vencer depois com 5s de vantagem sobre Catarina Santos.
O Sport Lisboa e Benfica venceu assim ambas as classificações coletivas feminina e masculina, assumindo também a liderança dos campeonatos nacionais de clubes, que já lideravam em femininos, mas haviam perdido em masculinos por apenas 1s na primeira etapa de Grândola! António Barata (8º geral e 2º nos 25-29 anos), Afonso Ferreira (31º geral e 6º junior) e Duarte Margarido (34º geral e 2º cadete) fecharam a equipa masculina e Leonor Fazendeiro (20ª geral e 3ª junior) e Leonor Medronheira (26ª geral e 4ª junior)  a equipa feminina.
PUB