Foto EOL
PUB

Projeto COSTApé 2019 de Pedro Pimenta da EstacaZero-CAMINHOS irão percorrer a totalidade dos 970 quilómetros da costa portuguesa, a pé, entre Monção e Vila Real de Santo António.

Para nos falar sobre esta caminhada, Pedro Pimenta falou para o EOLtv, onde explicou tudo sobre a prova e o seu amor ao pedestrianismo e à natureza.

Nos últimos 10 anos Pedro Pimenta e o seu projeto de pedestrianismo, estiveram ligados a um clube do Entroncamento, o Clube de Lazer Aventura e Competição, onde promoveram, organizaram e incentivaram a descoberta do território nacional através de caminhadas. Umas mais curtas, outras longas e outras ainda, bastante desafiantes. Há pouco mais de um ano Pedro Pimenta lançou um projeto pessoal, o EstacaZero, projeto que Pedro Pimenta identifica como um movimento e um estado de espírito. Depois de ter conseguido implementar as caminhadas na natureza, como um estilo de vida, quer em percursos específicos, de forma organizada ou espontânea e de ter incentivado e envolvido milhares de pessoas a fazerem da caminhada um hábito diário, Pedro Pimenta e o movimento EstacaZero dão início, dia 26 e 27 de janeiro, a um ambicioso projeto; Percorrer e mapear para percurso pedestre a totalidade da costa portuguesa.

COSTApé 2019 tem como objetivo garantir a possibilidade se realizar de forma tranquila o maior percurso possível que acompanha toda a costa portuguesa, usufruindo de uma das mais bonitas costas marítimas europeias. Com uma distância superior a 970 quilómetros, e com uma diversidade geográfica e paisagística ímpar, é sem dúvida uma aventura riquíssima para qualquer amante das atividades ao ar livre e caminhadas na natureza. Para além do aspeto lúdico e físico desta aventura, existe paralelemente o objetivo de criar uma mais valia com o registo da primeira Grande Rota Costeira Ocidental Pedestre.

Foto EOL

O percurso vai ter orientação de norte para sul, de Monção a Vila Real de Santo António, sempre o mais junto á costa possível e utilizando caminhos acessíveis. As etapas serão efetuadas durante um fim-de-semana por mês. O final de cada duas etapas será o início de outra no mês seguinte. Cada etapa diária terá entre 30 a 40 quilómetros, sendo que em cada fim-de-semana serão realizados aproximadamente 80 km. A duração total do COSTApé 2019 será de 13 a 14 meses com início já no dia 26 de janeiro da Vila de Monção e términus em Vila Real de Santo António, se tudo correr bem, em fevereiro de 2020.

Qualquer caminheiro pode participar nesta aventura, basta mostrar interesse em fazer uma etapa específica ou mais, e acompanhar esta aventura. Todos são bem-vindos, mesmo que seja só para acompanhar alguns quilómetros. Este evento será efetuado em total autonomia sem qualquer apoio automóvel.

Todos os percursos ficarão registados e terão acompanhamento ao vivo em plataforma na internet: Wikiloc, Facebook e Instagram.

Contactos e informações:

Pedro Pimenta – EstacaZero-CAMINHOS

Telefone: 911161683

Email: jpcdmpimenta@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/jpcdmpimenta

Wikiloc: https://www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?name=Jpimenta&id=154702

PUB