PUB

A equipa de cadetes do CLAC participou no 3º Torneio de cadetes realizado no passado domingo dia 13 de Janeiro na cidade de Abrantes. O “3º Torneio Circuito de Cadetes”, organizado pela Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS), nas Piscinas Municipais de Abrantes, teve a presença de 13 clubes, que inscreveram 147 nadadores (77 masculinos; 70 femininos). O torneio decorreu durante o do dia 15janeiro 19 e foi constituído por provas individuais nas distâncias de 50m (Livres, Bruços, Costas; Mariposa) para todas as categorias e os 100m e 200m Estilos e os 200m livres apenas para os cadetes de último ano (CAD-A). A encerrar as sessões da competição estavam as estafetas de 4x100m livres e de 4x100m Estilos.

Com orientação da técnica Maria José Freitas, a equipa de Cadetes do Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC-Entroncamento), foi constituída por 16 nadadores (8 CAD-A; 8 CAD-B).

No setor masculino destacou-se o nadador Bernardo Mendes na prova de 400 livres onde obteve a melhor pontuação fina do clube com 155 pontos FINA. No setor feminino destacou-se Daniela Carrilho que obteve 41  recordes pessoais, entre tempos finais e tempos de parcial destacando-se os nadadores Bernardo Mendes com 8 RP.

A equipa do CLAC-Entroncamento participou com os seguintes nadadores:

O 1º estágio de capacitação de Cadetes regulado pela FPN através da Política Desportiva-Enquadramento Regional 2018-19,  é direcionado para a avaliação e intervenção técnica, devendo apresentar um caráter de formação em situação prática com a apresentação e discussão de ideias entre todos os técnicos envolvidos (formação certificada). Do seu conteúdo destacam-se:

  • Modelo técnico (nado, partidas, viragens):
    •  Avaliação da técnica de nado;
    •  Intervenção técnica.
    • Avaliação das características individuais:
    • Dados antropométricos.

Para este estágio foram convocados 12 atletas de cada género que obtiveram a melhor classificação FINA no  somatória das provas de 200m Livres, 100m Estilos, e uma prova de 100m (Mariposa, Costas, ou Bruços) do 1º TORREGRI. Em representação do CLAC estiveram os nadadores Arsen Kononyuk, Carolina Carrilho, Daniela Carrilho, Maria Inês Pedroso, Diogo Faustino.

Pela classificação obtida também no 1º TORREGRI e como estímulo para o futuro, por proposta do DTR, foram ainda convocados dois atletas (1 de cada género) do último ano de Cadete B.

A direção do CCDSM organizou o almoço que foi manifestamente do agrado de todos. O nosso agradecimento a todos que estiveram envolvidos nesta atividade.

Considerando relevante que os estágios tenham também uma intervenção na área comportamental, social e cultural fomos aprender que a  falcoaria é desde 2016 considerada pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade. Em Salvaterra de Magos fomos à  Falcoaria Real onde realizamos uma visita  guiada durando uma hora, onde inclui um vídeo, exposição ao vivo das várias aves, sala de conteúdos onde se conta a história da Falcoaria Real e sua importância. Culminou a visita  uma demonstração com a atuação de um falcão e seu voo. Foi  uma hora bem passada, para miúdos e graúdos. Um agradecimento ao Roberto e Rui de Carvalho da Falcoaria Real.

PUB