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Um projeto patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, através dos Prémios Caixa Social 2021, iniciativa que pretende distinguir e apoiar financeiramente o trabalho desenvolvido pelas entidades do terceiro setor, focado na valorização das pessoas. Deste modo, procuram responder às problemáticas sociais e lutar contra a pobreza e exclusão social através do desenvolvimento económico e inovação, promovendo iniciativas empreendidas do terceiro setor, nomeadamente Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), organizações não-governamentais (ONG’s e ONGA’s) e outras instituições sem fins lucrativos.

Considerando a atual situação de pandemia, o projeto “Em Proxim’idade” consiste na prestação de suporte a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, com incapacidade/doença e/ou em situação de carência sócio-económica, de forma a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

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Pretendemos com o presente e-mail, a vossa colaboração na divulgação a um maior número de séniores com necessidade de apoio decorrente da COVID-19.

A solicitação do apoio pode ser realizada através do acesso à linha SOS Proxim’idade 24H (249 241 339 / 300 400 380), (linha que funcionará de  2.ª a 6.ª-feira das 9h00 às 16h30 diretamente para os serviços sociais da Câmara Municipal do Entroncamento, sendo o restante horário semanal e de fim-de-semana assegurado pelos Técnicos do Projeto).

O referido projeto com  duração de 6 meses,  tem como principais objetivos:

  • Alargar/reforçar a capacidade de resposta para os seniores, com incapacidade , doença e/ou em situação de carência sócio-económica, nos diversos eixos de intervenção;
  • Identificar, ao longo da intervenção do projeto, situações de séniores com incapacidade/doença, em situação de carência e isolamento social, até então não sinalizadas;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população-alvo, respondendo suas necessidades básicas e reduzindo o impacto do isolamento social e da carência sócio-económica;
  • Monitorizar os planos de intervenção de forma a existir, sempre que necessário, uma reavaliação das necessidades;
  • Promover o envolvimento dos destinatários, em ocupações/atividades que contribuam para a sua saúde e bem-estar;
  • Assegurar o acesso a cuidados de saúde,no âmbito da Emergência Social;
  • Reforçar a informação relativa a medidas preventivas e ajustada à população-alvo, no âmbito da pandemia Covid-19;
  • Dotar os destinatários de competências para ultrapassar a situação de isolamento;
  • Criar/adaptar a rotina de acordo com as necessidades e interesses dos destinatários, tendo em conta as suas competências e contextos;
  • Promover, em todos os contextos, a autonomia e a autodeterminação;
  • Promover a prestação de cuidados, tendo por base uma intervenção holística;
  • Trabalhar em redes de parcerias com os recursos da comunidade, promovendo a participação e inclusão social do público-alvo.
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