A Câmara Municipal de Abrantes vai implementar o programa “Câmara dos Jovens”, projeto que pretende envolver e valorizar a opinião dos jovens através de exercícios de participação cívica junto da governação local. Ao assumirem uma participação ativa nas decisões políticas do seu concelho, os jovens serão porta-vozes dos seus pares, sendo corresponsáveis pela gestão de um orçamento que lhe será atribuído, numa lógica de diálogo e sustentabilidade.
O anúncio foi feito na última reunião de Câmara, a quando da deliberação para autorizar a elaboração do regulamento que vai orientar essa iniciativa. Antes de ser implementado, o regulamento será colocado à discussão pública.
O programa “Câmara dos Jovens” possibilitará a participação de jovens estudantes dos estabelecimentos de ensino do concelho que poderão integrar uma das listas candidatas à “Câmara dos Jovens” e ser eleitos para cumprir o mandato de um ano.
O Vereador da Juventude, Luís Dias, explicou que a implementação desta iniciativa teve origem numa ideia do jovem abrantino João Gaio e Silva durante uma alocução na data comemorativa do 25 de Abril e, posteriormente apresentada e discutida no Conselho Municipal da Juventude de Abrantes.
A “Câmara dos jovens” deverá estar operacional a partir do próximo ano letivo.
Fernanda Mendes