Foto CM Alcanena
PUB

A Câmara Municipal de Alcanena promoveu, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, a sessão “Vamos para Servir”, comemorativa do 100º Aniversário de Joaquim Pereira Henriques, ex-Presidente da Câmara Municipal de Alcanena e o primeiro Presidente eleito após o 25 de Abril de 1974.

A sessão contou com as intervenções do Presidente da Câmara, Rui Anastácio, da Presidente da Assembleia Municipal, Tereza Sampainho, do Ex-Vereador da autarquia, Moisés de Jesus Morgado, assim como de familiares do homenageado, designadamente o filho, Jorge Gabriel Henriques, e o neto, Francisco Henriques.

PUB

Os intervenientes na sessão foram unânimes em reconhecer os valores humanos, cívicos e democráticos do ex-Presidente da Câmara, tendo havido alguns momentos de especial comoção, ao relembrar o longo percurso de vida do ex-autarca.

Houve, ainda, lugar para a apresentação do Prémio Joaquim Pereira Henriques, pela Vereadora Marlene Carvalho, uma iniciativa que visa distinguir trabalhos académicos nas várias disciplinas no âmbito do poder local, configurando a atribuição de uma verba pecuniária e publicação da obra vencedora.

A finalizar a sessão, esteve a intervenção do homenageado, que partilhou com os presentes a sua história de vida.

A encerrar o programa, cantaram-se os parabéns ao Sr. Joaquim Pereira Henriques, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, onde decorreu um Porto de Honra.

Para além das entidades acima mencionadas, a sessão contou com a presença dos Vereadores da Câmara Municipal, Deputados Municipais, Presidentes e representantes das Juntas de Freguesia, ex-autarcas, Comandante da GNR de Alcanena, Comandantes dos Bombeiros Municipais de Alcanena e Voluntários de Minde, Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Dirigentes dos serviços da autarquia, familiares do homenageado e ex-funcionários/colaboradores da autarquia, todos juntos numa justa homenagem ao primeiro Presidente da Câmara Municipal de Alcanena democraticamente eleito, após o 25 de Abril de 1974.

PUB