O objetivo, segundo a autarquia, é aumentar o sentimento de segurança na cidade. Instalação de dispositivos de vigilância estão a ser implementados um pouco por toda a região e pelo país
A medida surge através de um protocolo que será celebrado entre a Câmara Municipal de Abrantes (CMA) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o objetivo é ser um “meio auxiliar manifestamente adequado para a manutenção da segurança e da ordem pública, bem como para a prevenção da prática de crimes e aumento significativo do sentimento subjetivo de segurança das populações residentes e visitantes da cidade”
Recentemente houve alguns roubos em estabelecimentos comerciais da cidade mas o presidente da autarquia, Manuel Valamatos rejeita que seja a causa para esta medida adiantando que o processo “está a ser trabalhado há mais de um ano” e que “não decorre de nenhuma situação circunstancial”.
O autarca afirmou, também, que vão “avaliar e analisar e poder expandir, se for o caso”, “tem de ser articulado com as forças de segurança, e se entenderem, iremos continuar a instalar em pontos críticos que assim entendam. Quer na ação da PSP, quer depois, no futuro, na ação de videovigilância na área de atuação da GNR”.
A minuta de protocolo, aprovada em reunião de executivo camarário do dia 20 de fevereiro, refere que “o recurso à videovigilância tem apresentado resultados muito satisfatórios, quer na diminuição da criminalidade quer na eficiência e eficácia da atuação policial”, sem querer alterar o foco da “componente humana da atividade policial”, antes uma“ferramenta complementar, preventiva e reativa com efeito dissuasor da prática de determinados ilícitos criminais e condutas antissociais”. O protocolo será assinado em breve.
Entroncamento já realizou testes
Depois de ter sido aprovado em novembro de 2022 e assinado a 18 de janeiro de 2023, pelo presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, e pelo Comandante Distrital de Santarém da PSP, Paulo Quinteiro, o protocolo de cooperação entre o município e a Polícia de Segurança Pública já permitiu a realização de testes. As câmaras para o sistema de videovigilância foram testadas no dia 22 de novembro, em várias ruas da cidade, de forma a aferir o melhor modelo a implementar nos vários locais.