Foto CM Abrantes
PUB

A Câmara Municipal de Abrantes associou-se ao Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica,  lembrando e respeitando todos os que, das mais diferentes formas, foram ou são vítimas diretas ou indiretas desta forma de violência.

Com as bandeiras a meia haste nos dois principais edifícios onde funcionam os serviços municipais, na Praça Raimundo Soares, bem como noutros serviços municipais, foi realizado um minuto de silêncio. Após esse momento simbólico, o Presidente da Câmara disse aos presentes que, “a violência doméstica envergonha-nos”. Manuel Jorge Valamatos e a vereadora responsável pela área social, Celeste Simão,  percorreram algumas praças do Centro Histórico entregando aos munícipes um flyer de sensibilização contendo com uma mensagem referente à temática.

PUB
Foto CM Abrantes

No Concelho de Abrantes trabalham-se estas matérias através da REIVA- Rede Especializada de Intervenção na Violência de Abrantes, que existe desde 2013, funcionando através de uma rede colaborativa e envolvendo vários parceiros.  Esta estrutura surgiu de uma decisão política do atual Executivo Municipal. No âmbito desta resposta organizada em rede e facilitadora da articulação de soluções eficazes de encaminhamento e apoio às vítimas, destaca-se o Serviço de Atendimento à Vítima. Este serviço faz atendimento na Câmara Municipal de Abrantes e na Associação Vidas Cruzadas, sendo constituído por uma equipa técnica composta por pessoal qualificado.

Fernanda Mendes

PUB