O peixe do rio vai animar a gastronomia no concelho de Vila Nova da Barquinha, de 17 de fevereiro a 25 de março. Pelo 24.º ano consecutivo, Município e restaurantes unem-se para promover mais uma edição da mostra gastronómica “Mês do Sável e da Lampreia”, iniciativa que tem como principal objetivo promover a cozinha tradicional.
 
Iguarias como Açorda de Sável e Arroz de Lampreia, entre outras receitas tradicionais, são servidas à mesa dos 8 restaurantes aderentes - Almourol, Café Estrela, Chico, Ribeirinho, Soltejo, Stop, Tasquinha da Adélia e Trindade. Banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão - este território tem no peixe do rio a sua principal fonte de sabores.
 
Ao provar os pratos únicos da gastronomia portuguesa e que remontam aos princípios da nacionalidade, os visitantes poderão ganhar bilhetes para passeios de barco ao Castelo de Almourol e conhecer um monumento ímpar e na região e no país, com um património arquitetónico e paisagístico magnífico (1 bilhete por dose, sendo a promoção válida apenas ao fim-de-semana).
 
Além da gastronomia, Vila Nova da Barquinha dispõe agora de dois equipamentos únicos em Portugal – o Parque de Escultura Contemporânea Almourol (www.barquinhaearte.pt) e o Centro Integrado de Educação em Ciências (www.ciec.vnb.pt) – permitindo aos visitantes desfrutar do melhor dos sabores da cozinha típica em conjunto com o melhor da arte e da ciência.