A Universidade Sénior do Concelho de Vila Nova da Barquinha iniciou no dia 8 de Janeiro o segundo trimestre do ano letivo 2017/2018, a Formação Ocupacional de Seniores (FOS), com cerca de 160 inscritos.
 
Os Seniores estão distribuídos por 24 turmas a funcionar nos polos de Cardal, Praia do Ribatejo e Tancos, cujas disciplinas - Ginástica, Informática, Teatro, Português, Pintura, Inglês, Técn. Bordados, Artesanato, Escolhas Alimentares, Cavaquinho, Concertina, Linguagem e Comunicação, História Local - são da responsabilidade de 19 formadores voluntários.
 
As inscrições são trimestrais, para permitir aos alunos entrar em qualquer momento do ano e trocar de disciplinas, caso pretendam, a cada três meses.
 
Com gestão e coordenação da Associação de Voluntários “Essência da Partilha”, a FOS resulta da parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e Juntas de Freguesia do concelho.
 
Este é o sétimo ano de funcionamento da FOS, que começou a sua atividade em Setembro de 2011 com apenas 1 turma de informática e cerca de 20 alunos.