No âmbito do projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo, pioneiro a nível nacional na experimentação de novas soluções de transporte público adaptadas às zonas de baixa densidade populacional, e que se encontra atualmente em funcionamento nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar e Vila Nova da Barquinha com oferta de 49 circuitos na totalidade, foram recentemente desenvolvidos os estudos técnicos com vista ao alargamento do serviço de transporte a pedido para outras zonas do Médio Tejo.
 
Neste contexto, encontra-se a ser operacionalizada uma nova fase do projeto, que contempla o alargamento do serviço de Transporte a Pedido ao concelho de Ferreira do Zêzere, estando programada a entrada em funcionamento do serviço de transporte a pedido para o próximo dia 17 de julho de 2017.
 
A configuração dos serviços de transporte a pedido tem subjacente uma função social e observa os princípios de complementaridade à oferta de transportes públicos regulares, tendo sido definidos seis circuitos (Amarelo, Azul, Laranja, Vermelho, Lilás e Verde) de ligação da população residente em zonas poucos densas do concelho e com franca oferta de transporte coletivo regular, especialmente durante o período de férias escolares, às respetivas sedes de freguesias e à sede do concelho.
 
O serviço de transporte a pedido a implementar no concelho de Ferreira do Zêzere possibilita deslocações diárias (exceto fins-de-semana e feriados) à sede do concelho em horários mais adequados aos períodos de funcionamento do comércio e serviços, com circulações de chegada em Ferreira do Zêzere às 9h30-10h00 e partida na hora do almoço às 12h30 durante todo o ano. A oferta criada assegura ligações aos principais equipamentos na sede do concelho (Hipermercado, Piscinas Municipais, Centro Cultural, Centro de Saúde, entre outros) e possibilita o acesso às restantes Juntas de Freguesia e Extensões de Saúde do concelho.
 
As tarifas praticadas encontram-se de acordo com a nova tabela tarifária, em vigor desde o mês de março de 2017, e variam de acordo com a distância origem/destino que implicam no custo do bilhete entre 1.20€ e 2.80€ para o concelho de Ferreira do Zêzere. Existe a possibilidade de aquisição de carteira de 10 bilhetes pré-comprados que oferece um desconto de 30% e possui validade de 2 meses a partir da data da primeira viagem.
 
O Transporte a Pedido é um serviço de transporte público em que o passageiro tem que efetuar previamente a reserva de viagem e diariamente as viaturas só se deslocam às paragens que tiverem reservas.
 
As reservas poderão ser efetuadas até às 15:00h do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226.