A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está a dinamizar a segunda edição do concurso de ideias de negócio MoovIdeias. Esta iniciativa, que tem por objectivo fomentar o empreendedorismo no Médio Tejo, ajudando a amadurecer as intenções de investimento para validar a sua viabilidade, tem a previsão de arranque para aceleração em Setembro.
 
Através do MoovIdeias, as ideias selecionadas passarão por um processo de desenvolvimento, em que os seus promotores poderão elaborar e validar os modelos de negócio, testar os seus produtos e serviços junto de potenciais clientes, minimizando o risco e permitindo a criação de empresas sustentáveis e competitivas que contribuam para estimulem a economia regional.
 
O programa de aceleração é constituído por 5 sessões, proporcionando um acompanhamento activo dos candidatos, com os temas: atitude empreendedora, modelo de negócio e validação (MPV), relação com o cliente e a preparação para o investimento, plano de negócios e apresentação (pitch) final.
 
Para submeter a sua ideia terá de ir a www.tagus-ri.pt, preencher a ficha de candidatura com os seus dados ou da sua equipa, enviar pelo email tagus@tagus-ri.pt o curriculum vitae assim como restante documentação que pretenda enviar e aguardar um contacto por parte da TAGUS.
 
No final do programa, os projectos, evoluídos a partir das ideias, serão apresentados a um júri, que escolherá o vencedor. O primeiro classificado terá direito a 40 horas de mentoria, por consultores de empresas. Haverá igualmente prémios para os empreendedores que ficarem em segundo e o terceiro lugar.
 
O MoovIdeias utiliza uma combinação de metodologias e programas de empreendedorismo, que estimulam a criatividade, desenvolvendo as competências pessoais dos empreendedores consideradas como fundamentais em modelos de aceleração de referência mundial. Este programa insere-se no projecto Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo, que consiste num conjunto de acções focadas no desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor do Médio Tejo. É desenvolvido através do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
 
A primeira edição foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), que está de momento a realizar as sessões temáticas. Em Setembro, a TAGUS espera arrancar com o programa de aceleração das ideias submetidas a esta segunda edição do concurso. A Pinhal Maior e a ADIRN irão dinamizar também outras edições do MoovIdeias nos seus territórios.
 
Consulte as normas de funcionamento do concurso e obtenha mais informação no site da TAGUS.