A Semana do Turismo Ativo & o Festival das Grandes Rotas, é um evento de cariz promocional, integrado na estratégia de valorização turística do Médio Tejo que, nesta 2.ª edição, pretende ser mais focado na divulgação da Grande Rota do Zêzere, da nascente (no concelho de Manteigas) à foz em Constância.
 
O concelho de Constância, acolhe até ao dia 17 de setembro, esta iniciativa que tem permitido ao longo destes dias experimentar e vivenciar um vasto conjunto de atividades de natureza e ar livre e divulgar o rico património que nos identifica e caracteriza.
 
O fim de semana de 16 e 17 de setembro, tem agendado um vasto leque de atividades que oferecem aos amantes de caminhadas, passeios pedestres com 20, 12 e 10 km, atividades de natureza e ar livre como canoagem, rappel, slide, aquabird, stand up paddle e vertical playpen.
 
A zona ribeirinha recebe um torneio de vólei-praia, de decorrerá nos dois dias do fim de semana.
Espetáculos “Da Nascente à Foz”, vão animar o certame com momentos musicais. No sábado com a presença do Carrilhão Lvsitanvs, e no domingo com o grupo de dança Dreamers, do Ganhar Asas.
 
Os municípios de Constância, Abrantes, Sardoal, Ferreira do Zêzere e Vila de Rei, e a TAGUS, estarão presentes no Festival com expositores, onde é possível encontrar diverso material promocional do território.