Realizou-se no fim-de-semana de 02 e 03 de Novembro o evento Rota dos Castelos | Edição 2013, a 2.ª edição (anual) deste passeio btt informal, guiado por GPS e de cariz não competitivo. Uma Organização a cargo do Clube de BTT Zona 55, que conseguiu esgotar as vagas disponibilizadas em apenas 2 semanas após abertas as inscrições. Estiveram presentes 74 participantes em representação de 17 equipas, provindos maioritariamente da zona centro, mas não só, como sejam, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Leiria, Castelo Branco..., para percorrerem os cerca de 172km divididos em 2 etapas/dias.
 
A base do evento localizou-se em Constância, local onde se fez a concentração dos convivas e cumulativamente foi palco da chegada de ambas as etapas e partida da 2.ª etapa. A 1.ª etapa teve partida em Gavião. Percorreram-se trilhos e percursos maioritariamente fora-de-estrada, dando a conhecer algumas paisagens, locais, monumentos e povoações bem típicas desta região do país, onde se destacaram os castelos de Belver, Abrantes, Tomar, Torres Novas e Almourol, as barragens de Belver, Castelo de Bode e Carril, os parques urbanos de São Lourenço (Abrantes), Aquapólis (Abrantes), Mata dos 7 Montes (Tomar), Parque Verde do Bonito (Entroncamento), Parque Urbano de V. N. da Barquinha, entre outros.
 
Foi um fim-de-semana bastante animado a praticar desporto, onde até o São Pedro ajudou, pois o tempo esteve apropriado, sem chuva, como convinha.
O rescaldo em http://rotadoscastelosbtt.blogspot.pt/.