MEDALHA DE PRATA PARA PORTUGAL EM ESTAFETAS
 
RICARDO BATISTA conquistou um magnifico 4ºlugar no Campeonato da Europa de Triatlo na categoria de YOUTH (Cadetes e Juvenis 2ºano), que se realizou no passado sábado, dia 15/Julho, em Panevezys na Lituânia. Para chegar aqui, foi necessário participar nas semifinais onde 100 atletas, representando 30 países europeus, tinham o sonho de estar na final, na montra do TRIATLO JOVEM EUROPEU.
 
Os portugueses RICARDO BATISTA (Escola de Triatlo de Torres Novas) , JOSÉ PEDRO VIEIRA(Escola de Triatlo de Torres Novas), Alexandre Ribeiro (Rio Maior Triatlo) conseguiram apurar-se para a final de onde apenas chegaram os 31 melhores atletas europeus.
 
Na final, Ricardo Batista concluiu os 300 metros de natação, 8.400m de bicicleta e 2.350m de corrida em 25m07s, mais 15 segundos do que o vencedor, o britânico Daniel Slater. Os também britânicos Matthew Willis e Sam Hart ocuparam os restantes lugares do pódio. José Pedro Vieira (11º.lugar) gastou 25m26s na prova, enquanto Alexandre Ribeiro (16ºlugar) necessitou de 25m41s
 
No domingo dia 16/Julho, também em Panevezys na Lituânia, o TRIATLO JOVEM PORTUGUÊS ESTEVE AO MAIS ALTO NIVEL, onde Inês Rico, José Pedro Vieira, Gabriela Ribeiro e Ricardo Batista, fazem história ao conquistarem a MEDALHA DE PRATA nas ESTAFETAS MISTAS do CAMPEONATO da EUROPA de Triatlo em Youth , prova onde quatro atletas (dois femininos e dois masculinos), fazem uma prova de triatlo, onde o atleta só pode iniciar a sua prova, quando o elemento da sua equipa lhe passar o testemunho.
INÊS RICO e GABRIELA RIBEIRO do Alhandra Sport Clube e JOSÉ PEDRO VIEIRA e RICARDO BATISTA da Escola de Triatlo de Torres Novas , integraram a equipa de estafetas que representou Portugal neste Campeonato, e a primeira atleta lusa a entrar na competição foi Inês Rico, que realizou uma excelente prova, tendo passado o testemunho a José Pedro Vieira em 3ºlugar. O José Pedro Vieira consegue recuperar na natação e no ciclismo, realizando mais uma grande prova passando o testemunha em 2°lugar a Gabriela Ribeiro, que apesar de estar com algumas mazelas da queda que sofreu, conseguiu com o seu espírito manter o 2º lugar. O quarto atleta português, Ricardo Batista entrou na água, em 2°lugar mas conseguiu logo recuperar a liderança da prova ao sair da natação. O ciclismo foi muito tático, tendo Ricardo Batista tentado “fugir” ao atleta Inglês, não conseguindo. Na corrida foi o atleta inglês que liderou, dando a vitória à Inglaterra, ficando os lusos a 14 segundos do conjunto britânico, terminando a prova Portugal e em 1:07.24 horas.
 
 
Este resultado, excelente para PORTUGAL, a conquista da MEDALHA DE PRATA num Campeonato da Europa de Triatlo Jovem e o resultados individuais, demonstra que o trabalho na formação de jovens triatletas é uma aposta ganha, e a prova disso também passa por TORRES NOVAS, com a prestação de RICARDO BATISTA e JOSÉ PEDRO VIEIRA nesta competição, fruto do seu trabalho em conjunto com o seu técnico PAULO ANTUNES.
 
Neste europeu, representaram ainda as cores lusas, Mariana Carvalho que foi desclassificada e assim não foi apurada para as finais, bem como os atletas que disputaram uma final B:
● ANDRÉ BÔTO terminou na 2°posição, a cinco segundos do vencedor, o russo Danil Kondrashov (26m12s), e ALEXANDRE SILVA que foi desclassificado.
● No setor feminino, INÊS RICO venceu, em 28m37s, enquanto Gabriela Ribeiro não terminou a competição.