A Câmara Municipal de Constância já viu aprovada a sua candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), do Portugal 2020, para construção da Rede de Drenagem de Águas Residuais ETAR da Pereira.
 
A operação Rede de Drenagem de Águas Residuais ETAR da Pereira, a desenvolver na Aldeia da Pereira, freguesia de Santa Margarida da Coutada, visa a construção de uma rede de drenagem de águas residuais, constituída por coletores, estação elevatória, caixas de visita e ramais domésticos e uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, através de leito de macrófitas.
 
Com a implementação desta operação a localidade da Pereira, passará a ter uma rede de drenagem de águas residuais e ETAR com capacidade para servir os habitantes desta pequena aldeia do concelho de Constância. A implementação das infraestruturas de drenagem e tratamento de águas residuais irá representar um fator de atratividade para esta pequena localidade, no sentido da preservação do edificado, do património natural/cultural, fixação da população e desenvolvimento de atividades económicas no âmbito do turismo e/ou agricultura. Será também um contributo para uma maior coesão territorial do Concelho de Constância, visto que é a localidade mais a Sul deste território e localiza-se numa área despovoada.
 
A concretização do projeto Rede de Drenagem de Águas Residuais ETAR da Pereira, implica um investimento de 282.456,71 €, o qual terá uma comparticipação financeira de 85%, através do POSEUR, do Portugal 2020, sendo os restantes 15% assegurados através do Orçamento da Câmara Municipal.