De 29 de setembro a 13 de outubro, Constância recebe a Unidade de rastreio do cancro da mama, um equipamento que está instalado situada junto ao Centro de Saúde de Constância.
 
A prevenção das doenças do foro oncológico é uma das principais atividades do Núcleo Regional do Sul (NRS) da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Nesta imensa área de intervenção sobressai o Rastreio do Cancro da Mama, que integrado no Plano Oncológico Nacional e Programa Europeu Contra o Cancro, tem, como objetivos primordiais, a redução da letalidade da doença pois, através do diagnóstico atempado, é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes, pois, a deteção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar.
 
Para a consecução deste programa são utilizadas unidades móveis e fixa, guarnecidas por técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respetivos exames às mulheres (convidadas a participar, através de carta personalizada) com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos, grupo etário a que se destina o rastreio.
 
O NRS dispõe dos seguintes meios para, na sua área de influência, exercerem de forma consistente o referido rastreio:
 
 unidades móveis, apetrechadas com equipamentos de mamografia, digitalizador de imagens mamográficas, técnicas de radiologia e pessoal administrativo, que se deslocam nos concelhos dos distritos de Beja, Évora, Leiria, Portalegre, Santarém e Setúbal. Em breve, outros distritos serão, igualmente cobertos;
 1 Centro de Leituras e Aferições (CLA), sito em Lisboa, “coração” do rastreio, equipado com aparelhos de leitura de radiografias (mamografias), ecógrafo, mamografo e outros equipamentos médicos que permitem acurar o diagnóstico.
 
Existe ainda uma equipa de 5 médicos radiologistas que asseguram a leituras dos exames e efetuam outros exames complementares de diagnóstico, nos casos em que o exame radiológico não é conclusivo.
 
Na procura de soluções, para menorizar o impacto ambiental, em 2007, foi promovida a digitalização de imagens mamográficas, evitando, assim, a utilização de produtos químicos poluentes.
 
Os exames de rastreio e as consultas em Lisboa, são, totalmente grátis para as mulheres que participam neste rastreio do cancro da mama.