Com uma recriação do professor que teve um papel determinante na criação da escola primária local, há um século atrás, o Centenário das Escolas na Linhaceira esteve este domingo presente na iniciativa Tomar no Convento, que levou ao monumento Património da Humanidade vários exemplos do que de melhor se faz na cultura do concelho.
 
O professor António Augusto Ferreira deu uma aula de História, falando aos presentes da sua própria vida, desde o nascimento no Sardoal em 2 de Dezembro de 1878, a toda a dedicação à causa do ensino, começando por Alvega, no concelho de Abrantes, até às Caldas da Rainha onde criou um colégio. Mas principalmente pela sua passagem pela freguesia de Asseiceira, aldeia onde deu aulas, bem como em Santa Cita e na Linhaceira, onde foi morador e um dos mais activos responsáveis pela criação da primeira escola.
 
Esta foi mais uma oportunidade para a divulgação do Centenário, neste momento com particular incidência no Prémio Literário A Escola, que, relembre-se, recebe trabalhos concorrentes até ao próximo dia 15 de Julho, e tem três prémios para dar a naturais e moradores na freguesia de Asseiceira e outros três a naturais e moradores no concelho de Tomar, além de três prémios nacionais – um para adultos, um para jovens e outro para crianças. Ainda vão a tempo de participar. Podem consultar o regulamento aqui, no facebook do Prémio ou pedindo informações para bibliotecalinhaceira@gmail.com.
 
As comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira terão o seu ponto alto em Outubro, com a entrega dos prémios e uma recriação de um dia na aldeia há cem anos atrás, incluindo, naturalmente, uma aula pelo professor António Augusto Ferreira.
 
O Centenário é uma iniciativa conjunta da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, Junta de Freguesia de Asseiceira e Município de Tomar. A recriação de ontem contou com a colaboração especial da Marta Marques e do Leonel António, que garantiram a presença de mobiliário escolar antigo que em muito valorizou a apresentação.