O Parque de Escultura Contemporânea Almourol, instalado na zona ribeirinha em Vila Nova da Barquinha, está pronto para ser inaugurado no dia 6 de Julho pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
 
Nos sete hectares do Barquinha Parque estão instaladas 11 esculturas de grandes dimensões criadas pelos artistas plásticos, Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho.
 
Esta segunda feira, dez dos onze artistas apresentaram “in loco” as suas obras, aos jornalistas, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Miguel Pombeiro, do Comissário Artístico do Parque, João Pinharanda e de José Manuel dos Santos, Diretor Cultural da Fundação EDP.
 
Este projeto do Município da Barquinha, orçado em mais de 2 milhões de euros, tem a parceria da Fundação EDP e é financiado pelo Programa Operacional da Região Centro em 80% e inclui ainda uma residência temporária para artistas, ateliês e uma Galeria para Exposições.
 
O objetivo da autarquia é ligar este projeto ao Castelo de Almourol, aproveitando as muitas visitas que o castelo recebe para canalizar os visitantes até ao centro da Vila e ao Barquinha Parque, que foi premiado em 2007 com o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagística da autoria de Hipólito Bettencourt e Joana Rego.
 
As obras de arte instaladas, são na sua maioria interativas com o público e vão desde um Pivot de Rega transformado num enorme baloiço, de Ângela Ferreira, ou as barras de betão agrupadas e sobrepostas, onde o visitante se pode sentar, de Fernanda Fragateiro, até a um enorme Castelo de 3 metros de altura, de Pedro Cabrita Reis, que as crianças escalam.