Fundada em 2008 a Olindac – Formação Profissional, celebra este ano o seu décimo aniversário.
 
Na gerência desde de 2015, Célia Mateus - Diretora da Escola e Formadora na Área da Estética e Cuidados de Beleza – explica o funcionamento da Olindac, “sempre foi uma escola com formação homologada, primeiro homologada pelo IFEP depois com a mudança de legislação passou a ser outro tipo de certificação e depois foi pedido a certificação DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) ”.
 
A escola privada disponibiliza formação ligada à área 815 – Cuidados de Beleza, que designa-se a cursos de esteticista, técnico de massagem, manicura e pedicura, assistente de cuidados de beleza, barbeiro, cabeleireiro de homem, cabeleireiro senhora / unissexo, make-up e styling.
 
A pensar sempre nos seus alunos, a Olindac possuí um protocolo com o Centro Qualifica Agrupamento de Escolas Templários de acordo com Célia Mateus “faz com que a pessoa tenha a possibilidade de aumentar também as suas qualificações escolares ao mesmo tempo que faz uma formação a nível profissional”.
 
Para frequentar a escola, é necessário ter “ 18 anos ou completar os 18 anos no decorrer na formação e ter conforme o curso que irão fazer a escolaridade, portanto 6º, 9º ou 12º ano nós temos formações nível II e nível IV”.
 
A Olindac conta com trinta alunos inscritos e neste momento emprega duas pessoas, para além de contar com “ dez formadores, prestadores de serviços que vão entrando e saindo conforme a nossa oferta formativa”.
 
Atualmente a Olindac está em processo de alargamento de certificação devido à imensa procura na área da saúde “ e entre outras áreas que achamos que são pertinentes para a zona em que estamos inseridos e que geograficamente faz com que tenhamos uma grande abrangência em termos de formandos”.
 
É notável a crescente procura de formação na área da beleza e de acordo com a nossa entrevistada, “foi sempre uma área que sempre despertou muito interesse, eu nomeadamente, fui formadora desta área no IEFP e tenho consciência que há sempre uma grande procura, as pessoas ficam desempregadas e quando vão aos centros de emprego para atualizar as suas fichas um dos cursos sempre que sai em primeiro é o da estética e cabeleireiro, as pessoas naturalmente tem um fascínio por estas áreas. Depois vendo por outra perspetiva a área da estética e do cabelo está em constante crescimento, portanto o que era há 20 anos não é o que é agora, o que era ontem já não é hoje. Existem tratamentos a sair todos os dias”.
 
Célia Mateus fez uma breve análise sobre o crescimento da Olindac desde que assumiu o cargo de gerência, “ em termos de números de formandos quadruplicou, damos formação diária de segunda-feira à quinta-feira das 10h às 23h, portanto turmas diferentes, cursos diferentes, horários diferentes,
eventualmente temos algumas formações ao fim de semana. Houve um crescente enorme. Nós aqui somos muito centrais, esta escola no Entroncamento faz todo o sentido, somos a única entidade certificada DGERT na área de cuidados de beleza, sediada no Entroncamento e arreadores. Temos tudo para crescer, estes três anos foram impulsionadores e deram-nos essa visão a médio e a longo prazo de crescimento”.
 
Formandos deslocam-se do Alentejo, Beira Baixa, Lisboa e Vale do Tejo e até da Suíça para terem formação na Olindac.“ O feedback que temos dos formandos é ao nível da qualidade da formação contamos com formadores com experiência”.
 
Para o futuro, Célia Mateus espera “continuar no bom caminho, é o projeto mais imediato, mantermos estes padrões que temos estado está agora.” A possibilidade da expansão da escola é bastante alta, a nossa entrevistada refere que “possivelmente fará sentido, queremos que as coisas estejam bem cientes com pés a cabeça, independentemente de querermos ir para outros sítios, queremos ir com a mesma qualidade tanto de formação como de formadores.”.
 
Rita Inácio