O município do Entroncamento preocupado com a segurança de todos os seus munícipes e com as áreas mais arbóreas do concelho, deu início, através do Serviço Municipal de Proteção Civil à Vigilância Florestal - 2014, que decorre de 14 de julho a 30 de setembro.
 
O serviço de vigilância é feito, diariamente, por uma equipa de dois elementos, a partir de um grupo de seis funcionários da Câmara Municipal e decorre em toda a área do concelho do Entroncamento, tendo em especial atenção as zonas do Parque Verde do Bonito, Quinta S. João, Quinta do Lagar, ribeira da Ponte da Pedra, ao longo da A23, ao longo da linha férrea do norte e lugar das Quatro Estradas. Poderá ainda atuar nas zonas limítrofes do concelho. Este serviço presta também informação para alerta de ocorrências que se verifiquem nos concelhos vizinhos de Vila Nova da Barquinha, Golegã e Torres Novas.
 
O posicionamento das equipes é feito a partir de locais privilegiados para visualização sobre o concelho.
 
Este trabalho é feito em colaboração com o Comando Distrital Operações Socorro (CDOS) – Santarém e a GNR, integrado num dispositivo distrital que possibilita para além de uma primeira intervenção em caso de incêndio, com uma viatura de combate a incêndios florestais, dar o alerta em tempo oportuno para uma rápida intervenção dos bombeiros.
 
Nesta época do ano em que se regista um maior número de incêndios é fundamental a estreita colaboração entre as entidades e quanto mais rápida a deteção dos focos de incendio mais eficaz será a extinção do fogo.