A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém está a dinamizar dois projetos de formação-ação, o MOVE PME, direcionado para empresas de grande parte dos setores de atividade, e o Melhor Turismo 2020, para empresas do setor do turismo. Ambos os projetos são financiados a 90% para as empresas e estão a ter elevada adesão.
 
A formação-ação compreende a realização de consultoria especializada nas empresas e formação, contando neste momento com a participação de mais de 100 empresas da região do Ribatejo.
 
Das várias mais-valias desta metodologia de formação - denominada formação-ação - destaca-se o facto de ser disponibilizado às empresas participantes uma equipa de consultores séniores que realizam um diagnóstico global à empresa, definem, implementam e acompanham, em conjunto com o empresário, o plano de ação estratégico inicialmente delineado. Paralelamente, realizam-se ações de formação, quer para o empresário/gestor, quer para os trabalhadores da empresa.
 
O objetivo desta metodologia inovadora é aumentar as capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação, bem como aumentar as qualificações específicas dos gestores e/ou trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia, inovação, internacionalização e modernização das empresas.
 
Embora com várias ações já iniciadas, os projetos de formação-ação MOVE PME e Melhor Turismo 2020 realizam-se em contínuo, pelo que as empresas podem inscrever-se para as próximas ações a iniciar. Os interessados podem consultar as condições de participação em www.nersant.pt ou contactar diretamente com o Departamento de Formação e Qualificação da NERSANT através do contacto dfq@nersant.pt.