“Relevo Particular”, é o título da exposição de Joana Geraldes que foi inaugurada no dia 4 de abril, na Galeria Municipal. No evento esteve presente o Vereador Carlos Amaro, em representação do município do Entroncamento e alguns familiares e amigos da autora.
 
A exposição estará patente na Galeria Municipal do Entroncamento, de 4 a 16 de abril e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 15h às 20h e aos fins-de-semana, das 15h às 20h.
 
Joana Geraldes nasceu em 1991 e estudou Design de Equipamento e Desenho na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Foi nas oficinas desta escola que descobriu um gosto pela gravura e uma vontade de desenvolver as técnicas desta forma de expressão. Procurando jogar com a reprodutibilidade técnica desta arte e as suas possibilidades experimentais, encontrou na gravura a dimensão da partilha de conhecimento e a aproximação entre pessoas.
 
Segundo a autora: “A gravura é um ofício completo – relevar e revelar da matriz ao papel, o relevo esculpido na madeira, escavado no linóleo, riscado no zinco, raspado no cobre; o relevo das mãos e das rugas do tempo; a manifestação superada dos ácidos como a expressão de surpresa de um rosto; a tinta nos sulcos de uma matriz como nas nossas impressões digitais; e a partilha de tudo isto faz com que seja, a gravura, Relevo Particular”.
 
O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto DEVIR 2015.