Com uma gota de solidariedade…
Construimos um rio de esperança
 
O Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, foi uma das 6 escolas nacionais, que aceitou o desafio lançado pelo Ministério da Educação para desenvolver um projeto piloto de inovação pedagógica – PPIP. No âmbito do PPIP foi criada uma nova disciplina – Projeto Para Todos (PPT), onde se desenvolve a metodologia de trabalho projeto, sob a égide de metodologias educativas pró ativas, construindo relações positivas, em que o professor é um “companheiro na caminhada” das aprendizagens dos alunos.
 
Na disciplina de PPT, as turmas estão a desenvolver trabalhos em diferentes áreas temáticas. Os alunos do 6ºC enveredaram por desbravar terreno na área do VOLUNTARIADO. Durante o 1º semestre estabeleceram várias parcerias com entidades de solidariedade social do concelho, mas mostraram vontade em ir mais além, colaborando com instituições cuja atividade decorre noutro continente, nomeadamente, no continente africano.
 
Neste sentido constituíram-se como parte ativa em articulação com a ONG, SocialisRep – Solidariedade Reparadora. Este ano, a SocialisRep, lançou um objetivo: construir um furo para fornecer água à localidade de Lichinga, em Moçambique. Até à data, esta ONG já construiu um jardim de infância para 200 crianças, garantindo-lhes 3 refeições diárias, higiene, roupa, material escolar… O principal problema é a falta de água.
 
Todos os dias é necessário andar alguns km a pé, com pidões de água à cabeça, para o jardim de infância ter a quantidade de água mínima que permite o seu funcionamento. Fora da época das chuvas, a escassez de água torna-se um desespero… Por vezes, o jardim é obrigado a encerrar devido à falta de água, fazendo com que deixe de ser garantida a alimentação das crianças. Perante esta situação, gerou-se uma onda solidária que contagiou todo o agrupamento, que aderiu de imediato à MISSÃO POMPOM. Este é o símbolo do projeto e uma das formas de ajudar – comprar um pompom feito pelos alunos do 6ºC. De forma a conseguir alcançar a verba necessária à construção do furo, o Agrupamento, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Nova da Barquinha, decidiu organizar um JANTAR SOLIDÁRIO (8 pompons), no dia 4 de maio, pelas 20 horas, na Escola D. Maria II, aberto a todos os quantos quiserem fazer parte desta onda de solidariedade.
 
Ajude-nos a Ajudar!
Inscreva-se para o jantar através dos números: 962485033/931859706.
Ana Santos