A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém continua a dinamizar o projeto Move PME - Modernizar, Otimizar, Valorizar Empresas, tendo dado início a mais 75 horas de formação em sala interempresas, desta feita na área estratégica de Economia Digital. O potencial do uso das ferramentas digitais ao serviço da competitividade das empresas é a divisa desta formação disponibilizada pela associação às empresas da região.
 
A era digital é indissociável do sucesso das empresas, da sua comunicação, do seu marketing, em suma, da sua estratégia para uma maior notoriedade, competitividade e posicionamento no mercado. Para responder a esta flagrante realidade, a NERSANT promove formação na área digital para empresas e seus trabalhadores.
 
Na manhã do dia 28 de março, a NERSANT empreendeu, em Torres Novas, as 75 horas de formação na área estratégica do Move PME de Economia Digital com as empresas inscritas no programa. A mesma é dividida entre Santarém e Torres Novas uma vez que, como é apanágio da associação, o fator proximidade é de extrema importância sendo uma mais-valia para a gestão de tempo das empresas facilitando a sua deslocação e presença nas sessões.
 
Como primeiro passo foi apresentado o programa da formação com os módulos que serão abordados: Marketing Digital, Proteção de Dados e Otimização de Sites. As temáticas integradas no primeiro módulo passam por Redes Sociais no Marketing das empresas, Facebook e Instagram, Estratégia nas Redes Sociais, Criar conteúdo, Estatísticas das Redes Sociais, Anunciar no Facebook e Instagram e Facebook avançado – novas funções. Passada a apresentação os participantes passaram a manhã debruçados sobre alguns desses temas tendo ficado assente a criação de uma página na rede mais direcionada para as empresas, o LinkedIn, tendo o formador já criado uma página para cada uma das entidades presentes.
 
Tiago Claro, o formador, explicou que "as redes sociais não são só para lazer e podem ser utilizadas a favor das empresas" e complementa: "temos comunicação nos dois sentidos, bidirecional, dar conteúdo e receber interação por parte da comunidade”, uma das mais-valias do usufruto do ambiente digital. Foram explanadas e exemplificadas diferentes estratégias de presença nas Redes Sociais mediante os objetivos das empresas e como explorar as ferramentas em todo o seu potencial. Após a componente mais teórica, a parte final da formação contou com um exercício prático em que foi possível delinear a estratégia para as Redes Sociais. Para tal, os participantes criaram objetivos, traduziram os mesmos, perceberam quem é o seu público-alvo, criaram-no, e terminaram com a criação de um calendário de conteúdo com posts estipulados. Desta forma possibilita a concretização da teoria diretamente aplicada à realidade das empresas.
 
O projeto Move PME - Modernizar, Otimizar, Valorizar Empresas, é um programa de formação-ação (formação e consultoria) desenvolvido pela NERSANT em parceria com a AIP/CE - Associação Industrial Portuguesa/Confederação Empresarial.
 
Para além da área agora em formação, o Move PME permite ainda aos empresários adquirir competências noutras áreas, sendo elas "Organização e Gestão", "Gestão Estratégica", "Implementação de Sistemas de Gestão" (qualidade, ambiente, SST, inovação, entre outros), "Internacionalização" e "Eco-Eficiência" (Eficiência Energética, Utilização Racional de Recursos Naturais), podendo os empresários inscrever-se na área que melhor convier ao seu negócio.
 
Paralelamente à formação em sala, o Move PME disponibiliza consultores seniores, que farão um diagnóstico completo à empresa. O mesmo servirá de base para a definição do plano de ação e sua posterior implementação. De facto, a componente de consultoria é o fator diferenciador deste tipo de formação, que se torna assim adaptada às reais necessidades das empresas.
 
O Move PME destina-se a Pequenas e Médias Empresas e tem como objetivo intensificar a formação de empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão e proporcionar formação aos trabalhadores, devidamente enquadrada na estratégia e necessidades da empresa. Pretende aumentar as capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação e aumentar a qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas.
 
Os interessados em participar no projeto Move PME da NERSANT, podem contactar a associação através do seu Departamento de Formação e Qualificação, através dos contactos dfq@nersant.pt ou 249 839 500. Importa ainda referir que se trata de um projeto financiado a 90%.