Esta segunda-feira, dia 17, foi inaugurado o Centro Escolar de Montalvo pelo Presidente da Câmara de Constância Sérgio Oliveira e dos seus antecessores, António Mendes, Máximo Ferreira e Júlia Amorim.
 
A obra representa u investimento dei 1,8 milhões de euros dos quais 1,1 milhões de euros são apoiados pelo Portugal 2020, sendo que a parte não financiada foi assumida pelo orçamento da Câmara Municipal de Constância.
 
O Centro Escolar agora inaugurado dispõe de salas para o ensino pré-escolar e para o primeiro ciclo do ensino básico, biblioteca, refeitório, instalações sanitárias, sala polivalente, zonas de recreio, recinto desportivo, zonas verdes, pátios, salas de atividades, arrumos, entre muitas outras.
 
Equipado para receber num espaço único, os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, o Centro Escolar de Montalvo, cumpre as todas as diretrizes da Carta Educativa, respondendo às necessidades destes dois níveis de ensino.
 
Este novo polo aglutinador de várias atividades ligadas à educação, vai estar aberto à comunidade local, pois a sala polivalente, o refeitório, a biblioteca e o pátio principal, podem ser utilizados noutras ocasiões, além do regular funcionamento do estabelecimento de ensino.
 
Na cerimónia que decorreu no recreio interior, tomaram a palavra Olga Antunes, Diretora do Agrupamento de Escolas de Constância, Ana Luísa, Presidente da Junta de Freguesia de Montalvo e Sérgio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Constância.
 
No final dos discursos oficiais o arquiteto do projeto, Raul Reis exigiu falar, apesar de não estar previsto, o que podia ter criado um incidente na cerimónia, não fosse o bom senso do Presidente Sérgio Oliveira, que com um sinal travou a intervenção da GNR presente.