O Comando Territorial de Santarém, através da Esquadra de Cavalaria do Destacamento de Intervenção, no dia 10 de janeiro, efetuou uma sessão de hipoterapia no Picadeiro do Quartel da GNR, em Tomar, no âmbito de um protocolo celebrado com o Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF).
 
A hipoterapia é uma modalidade terapêutica, que utiliza o cavalo para desenvolver e estimular competências sensoriais, motoras, cognitivas e psicológicas/emocionais, em indivíduos com necessidade educativas especiais.
 
Deslocaram-se ao quartel da GNR 10 alunos do CRIF, acompanhados pelos seus terapeutas e formadores, onde realizaram, durante toda a manhã, a primeira sessão de hipoterapia. À chegada os alunos apresentavam-se introvertidos e expectáveis em relação ao seu primeiro contacto com o cavalo. A postura dos militares e o apoio das terapeutas, rapidamente, fomentou a empatia das crianças, quer com os militares da Guarda, quer com o cavalo. Todas as crianças iniciaram com sucesso a atividade no dorso do cavalo, ultrapassando todos os receios.