O II concurso de pintura “À Descoberta do Mestre”, promovido pelo Município de Sardoal, resulta agora numa exposição coletiva que estará patente no Centro Cultural Gil Vicente, entre 22 de setembro e 25 de novembro.
 
A cerimónia de divulgação dos vencedores e a entrega dos prémios acontece no dia 24 de setembro, pelas 18 horas, no Centro Cultural Gil Vicente.
 
Das 83 obras apresentadas pelos 45 participantes, oriundos de todo o país e ilhas, o júri do concurso selecionou 30 trabalhos que compõem a referida exposição.
 
O júri do concurso de pintura foi composto por Laura Afonso, personalidade com estreita ligação ao panorama artístico nacional; Engrácia Cardoso, artista plástica com reconhecimento nacional e internacional; e Ricardo Triães, Professor no Instituto Politécnico de Tomar, contando ainda com a colaboração técnica do artista plástico Massimo Esposito.
 
Refira-se que o concurso “À Descoberta do Mestre” se pautou, mais uma vez, pelo sucesso, tendo havido nesta segunda edição um aumento do número de participantes e de obras a concurso.
 
A iniciativa pretendeu promover e divulgar a pintura enquanto recurso de expressão artística, estabelecendo uma estreita relação com a herança histórica e cultural legada pelos pintores manuelinos, Manuel Vicente e Vicente Gil, tradicionalmente reconhecidos como Mestre de Sardoal.