No dia 3 de julho nas instalações da Escola Profissional Gustave Eiffel Entroncamento realizou-se a Feira #EPGE_EMPREENDE.
 
Nesta feira de empreendedorismo os alunos do 2º ano de cozinha/pastelaria e restaurante/bar puderam mostrar ao público ideias de negócio. Hugo Pereira, coordenador do curso de restaurante/bar, explica o objetivo desta feira, “os nossos alunos de 2º ano de cozinha/pastelaria e restaurante/bar durante este ano letivo tiveram que criar um produto no âmbito do curso deles. Ao fim ao cabo estão a colocar a amostra, estão a vender os produtos é um combinar de uma apresentação prática do trabalho que desenvolveram ao longo do ano”. Acrescentando ainda que este evento serviu para preparar os alunos e “dar uma visão de empreendedorismo” e “também para colocarem em prática e gerirem a criação do produto, produção, venda e análise dos custos”.
 
Quem esteve presente pode desfrutar de vários produtos, a representar os pratos principais e acompanhamentos, estava a “Wine is the new food” que recriou a refeição gastronómica caseira com vinho com os seguintes pratos: codorniz à bulhão pato, mil folhas bacalhau, bochechas de porco com puré de maçã e pera bêbada com gelado de queijo. A empresa “Mar & Terra” apresentou “as melhores empadas com comidas tradicionais”, empada de salada mediterrânea, empada de arroz de peixe e empada de cheesecake de frutos vermelhos.
 
Nas sobremesas, a empresa “Evolution” dedicou-se a uma sobremesa que é por base um bolo e mousse escondidos por cúpula de chocolate. Na banca da “Estação Real”, pode-se encontrar uma variedade de doçaria conventual, como cornucópias e queijinho do céu. O “Amor Doce” era a banca dedicada aos bombons artesanais, com sabor a manga, cenoura, frutos silvestre e maracujá. Por último nas sobremesas, a banca “Plataforma 9 ¾” apresentou vários produtos, onde o principal ingrediente era o kefir, como por exemplo gelado e massa liquida: crepe de legumes, pão de malte e sobremesa com kefir.
 
A representar a zona das bebidas e cocktails, esteve a banca “Black Pearl Rum” com bebidas inspiradas na era do ouro e dos piratas, onde todas as bebidas tinham com base o rum: Island HandShake, Daiquiri e o PainKiller. Se o público quisesse alguma bebida afrodisíaca teria que se deslocar à banca “The Experts” onde “cada bebida tem um sabor característico”, LoVexplosion e Smothie Café & Canela. Para se refrescar de uma forma saudável, a banca “Paradise” serviu um mix manga, fresh e Changria.
 
Este evento decorreu durante a hora de almoço, onde as pessoas que participaram puderam escolher entre várias iguarias e especialidades confecionadas pelos alunos do 2º ano dos cursos de cozinha/pastelaria e restaurante/bar.
 
Rita Inácio