• A FUSO celebra o início da produção de pequenas séries da eCanter na sua fábrica do Tramagal em Portugal
• As primeiras entregas de eCanters aos clientes irá ocorrer nos próximos meses
• O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e outras altas individualidades estiveram presentes
• Marc Llistosella, Presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation e Responsável máximo da Daimler Trucks Asia: “Hoje, com o início de produção, tornámo-nos o primeiro fabricante do mundo a produzir em série veículos de mercadorias completamente eléctricos. A partir de agora poderemos corresponder à cada vez maior procura de viaturas comerciais sem emissões para distribuição dentro de Mega-Cidades. Já recebemos as primeiras encomendas e marcámos o lançamento global deste veículo para uma das mais icónicas Mega-Cidades, Nova Iorque, em Setembro. A nossa fábrica Portuguesa não se limita a produzir para a Europa e para os Estados Unidos da América, também beneficia de uma estreita colaboração com as autoridades em Portugal e Lisboa que vem testando os veículos comerciais desde 2014.”
 
 
Hoje, a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), celebrou o início da produção do primeiro veículo comercial de mercadorias eléctrico, a FUSO eCanter. A Fuso é uma marca da Daimler Trucks Asia.
 
O evento teve lugar na unidade de produção do Tramagal, Portugal, onde será produzida a eCanter para os mercados Europeu e Norte Americano, em simultâneo com a viatura comercial Fuso Canter convencional.
O governo Português tem apoiado o desenvolvimento da eCanter desde o seu início em 2010. O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, juntou-se no evento a membros do governo, à Mitsubishi Fuso Truck Europe e a executivos da MFTBC.
 
Marc Llistosella, Presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation e Responsável máximo da Daimler Trucks Asia, declarou na ocasião: “Hoje, com o início de produção, tornámo-nos o primeiro fabricante do mundo a produzir em série veículos de mercadorias completamente eléctricos. A partir de agora poderemos corresponder à cada vez maior procura de viaturas comerciais sem emissões para distribuição dentro de Mega-Cidades. Já recebemos as primeiras encomendas e marcámos o lançamento global deste veículo para uma das mais icónicas Mega-Cidades, Nova Iorque, em Setembro. A nossa fábrica Portuguesa não se limita a produzir para a Europa e para os Estados Unidos da América, também beneficia de uma estreita colaboração com as autoridades em Portugal e Lisboa que vem testando os veículos comerciais desde 2014.”
 
Veículos comerciais completamente eléctricos nas mãos dos clientes
 
A MFTBC já anunciou em Maio qual o seu primeiro cliente comercial no Mercado Japonês: a Seven-Eleven Co., Ltd. irá ter a operar durante o próximo ano 25 unidades da nova eCanter para a sua frota.
 
Após ter inaugurado a sua primeira estação de carga para veículos comercias em Maio e ter iniciado a produção na fábrica de Kawazaki no Japão a 7 de Julho, o evento de hoje simboliza o início da produção da eCanter fora do Japão. Com estes marcos a MFTBC começa a abrir o caminho para seu o veículo comercial 100% eléctrico. Após iniciar a produção em serie em pequena escala, é apenas natural que o passo seguinte seja começar a produção em série em larga escala no futuro. As experiências desta pequena série nas mãos dos clientes irá também ajudar a FUSO na produção em larga escala.
 
A Fuso eCanter é produzida em simultâneo com o veículo comercial ligeiro de mercadorias Canter na fábrica do Tramagal. Apenas os componentes específicos da propulsão eléctrica estarão instalados em boxes específicas ao longo da linha de produção. As viaturas que saírem da linha de montagem do Tramagal, Portugal, terão como destino clientes dentro da Europa e nos Estados Unidos no próximo mês.
 
O comercial ligeiro de mercadorias totalmente eléctrico é a resposta da Fuso às necessidades do público de um veículo de mercadorias com zero emissões e zero ruído para distribuição dentro das cidades. Ajuda a resolver os cada vez maiores problemas de ruído e poluição em ambientes urbanos em todo o mundo. Para além de ser uma viatura amiga do ambiente, é ainda muito eficiente para o utilizador em termos económicos. A eCanter tem uma autonomia de 100 quilómetros e uma capacidade de carga de duas a três toneladas – dependendo dos tipos de caixa e utilização. O propulsor eléctrico da viatura contém seis baterias de alta voltagem com 420v e 13,8Kwh cada.
 
As baterias estão a ser fornecidas pela subsidiária 100% da Daimler, a Accumotive em Kamenz, Alemanha.
A FUSO eCanter beneficia da ampla experiência proporcionada pelos testes realizados por clientes em Portugal e na Alemanha com a pré-série entre 2014-17. Comparativamente com os comerciais ligeiros convencionais a diesel, oferece poupanças nos custos de operação na ordem dos 1.000 € por cada 10.000 quilómetros. Também oferece significativa redução de emissões de CO2.
 
A Fuso tem uma longa história em formas de tracção alternativas para os veículos comerciais ligeiros. A produção em série da Canter Eco Hybrid em 2006, enquanto a segunda geração vem sendo produzida desde 2012.
 
Na IAA 2010, a Fuso apresentou um primeiro protótipo de um veículo eléctrico Canter E-Cell, que conduziu à produção de uma pré-série para fins de testes em 2014. Uma antevisão das pequenas séries da FUSO eCanter celebraram a sua estreia mundial na IAA em 2016 e as eCanter produzidas em série para comercialização serão lançadas mundialmente em Nova Iorque, em Setembro deste ano.
 
Tramagal – uma fábrica tradicional rica em experiência
 
A fábrica do Tramagal em Portugal, a cerca de 150 quilómetros a nordeste de Lisboa, tem uma história longa e variada. Foi fundada em 1964 como uma sociedade entre o negócio da família Portuguesa Duarte Ferreira e o antigo fabricante de camiões Francês Berliet. Em 1980 a fábrica começou com a montagem de CKD (completely knocked down) para a Mitsubishi Fuso. Nos anos que se seguiram a empresa montou o comercial ligeiro de mercadorias e outros veículos da Mitsubishi Fuso para o mercado Português. Dez anos mais tarde foi adquirida pela Mitsubishi Motors Portugal. Em 1996, a Mitsubishi Motors Corporation adquiriu a unidade fabril considerando-a como o local de produção central da Fuso Canter para a Europa Ocidental. A fábrica tornou-se parte da Daimler AG em 2003 altura em que este fabricante de automóveis adquiriu a maioria Mitsubishi Fuso.
 
A fábrica estende-se por uma superfície de cerca 160.000 metros quadrados. Mais de 400 colaboradores produzem a FUSO Canter para cerca de 30 países Europeus, Israel, Marrocos e Turquia. Aproximadamente 95 por cento dos veículos são exportados. Desde 2012, os colaboradores do Tramagal produzem também a FUSO Canter Eco Hybrid, a versão híbrida da Canter.