No âmbito da obrigatoriedade legal de possuir formação para aplicação de produtos fitofarmacêuticos, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, integrou no seu Plano de Formação 2018, o curso que permite a obtenção de licença legal para o fazer. A primeira edição do curso vai avançar em Torres Novas no mês de abril, estando ainda disponíveis lugares para as últimas inscrições.
 
É já no próximo mês de abril que a NERSANT vai dinamizar pela primeira vez o curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, formação que permite aos formandos participantes aceder ao Cartão de Aplicador, licença legal exigida para a aplicação e compra deste tipo de produtos.
 
Embora com o grupo de formandos já composto, a ação de formação tem ainda algumas vagas para aqueles que ainda pretendam integrar o conjunto de formandos. Uma vez que as vagas são limitadas, os interessados devem apressar-se a efetuar a sua inscrição no curso, que deve ser feita no portal da associação empresarial, em www.nersant.pt (área Plano de Formação 2018).
 
De referir que a formação em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos tem como objetivo capacitar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, de acordo com os princípios da proteção integrada.
 
A formação é obrigatória para os aplicadores destes produtos (à exceção dos aplicadores com mais de 65 anos desde 11 de abril de 2013, que podem realizar uma prova de avaliação que dispensa a formação caso os resultados sejam positivos), desde o dia 26 de novembro de 2015. Também a partir desta data, só os aplicadores habilitados podem adquirir produtos fitofarmacêuticos.