A ESTA-IPT e a Lusídeias desafiam os alunos do Ensino Secundário e Profissional para um concurso de ideias que se transformem em soluções tecnológicas. Os vencedores terão oportunidade de as verem materializadas, participar nessa concretização e ainda receber uma bolsa de estudo no IPT entre outros prémios. O TAGUSVALLEY é parceiro desta iniciativa.
 
O auditório do TAGUSVALLEY recebeu, nos dias 12 e 13 de Janeiro, a apresentação do evento 2016 High School Innovation Summit, dirigida aos diretores das Escolas Secundárias e Ensino Profissional do Médio Tejo. As sessões tiveram o intuito de desafiar os alunos dos estabelecimentos de ensino da região, do Pinhal Interior Sul, da Lezíria do Tejo e dos distritos de Portalegre e de Castelo Branco a participar num concurso de ideias, promovido pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e pela empresa do Grupo COMPTA.
 
As melhores ideias, traduzidas em soluções tecnológicas e aplicações multimédia, serão incubadas no espaço destinado à Lusídeias, no TAGUSVALLEY. E os vencedores terão a hipótese de participar num estágio de verão, dando corpo ao seu projeto, com a ajudar dos profissionais da empresa e dos alunos e professores do IPT. Os três primeiros classificados irão, também, receber uma bolsa de estudo neste Politécnico e outros prémios (1º computador portátil, 2º tablet, 3º smartwatch).
 
Entre 18 de janeiro e 29 de fevereiro, a equipa deste evento está disponível para passar pelas escolas a explicar como se processa o concurso. Até 4 de março serão realizados dias abertos nos Laboratórios de serviços partilhados, no Parque Tecnológico do Vale do Tejo, e na ESTA, nos quais os estudantes do ensino secundário poderão participar em diferentes atividades. Os alunos pré-universitários têm até 7 de março para formar pequenos grupos e submeter as suas ideias a concurso.
 
Os promotores das 20 melhores serão desafiados a fazer uma apresentação pitch da sua ideia, a 6 de abril. Nesse dia, haverá, também, para a comunidade escolar em geral demonstrações tecnológicas, um seminário com profissionais ligados a projetos de inovação, um vasto conjunto de workshops, em que os estudantes do secundário poderão participar, tais como “HI INTERNET – Aplicação de conhecimentos e colocação de conteúdos online”, “Introdução ao WebDesign”, “Empreendedorismo Digital”, “Jornalista por um dia”, “Editor de Vídeo por um dia”, “Modelação e Animação 3D” e “Iniciação à Robótica” e serão, ainda, conhecidos os premiados do concurso.
 
O 2016 High School Innovation Summit tem como objetivos despertar e envolver a comunidade académica para temáticas relacionadas com a Inovação e a Tecnologia; promover o empreendedorismo de base tecnológica; potenciar um ambiente de networking Interescolar; desenvolver e aprofundar a transformação de conhecimento em valor; Despertar e envolver a comunidade académica para temáticas relacionadas com a Inovação e a Tecnologia; criar dinâmicas e atrair públicos estudantis para as comunidades de crowdsourcing. E é uma iniciativa da ESTA-IPT e da Lusídeias, com o apoio do Grupo IBM, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e o TAGUSVALLEY – Parque Tecnológico do Vale do Tejo.